Milhares de trabalhadores tomaram as ruas do Centro de Salvador na ultima quarta-feira (9) em defesa da Educação e por melhores condições de trabalho.
A passeata, que seguiu do Campo Grande até a Praça Municipal, reuniu diversas categorias que, através de seus sindicatos, prestaram solidariedade à luta dos professores do estado, em greve há quase um mês.
“Em defesa da Educação propomos unidade. Assufba está em plena campanha salarial dos trabalhadores das universidades federais e sabemos o que significa a luta por melhores salários e condições dignas de trabalho. Por isso, apoiar os professores é apoiar a Educação de qualidade”, disse Renato Jorge, coordenador geral da Assufba (Sindicato dos Trabalhadores Técnicos-Administrativos da UFBA e UFRB) e dirigente da CTB Bahia.
Na manhã da quarta-feira, os trabalhadores técnico-administrativos da UFBA realizaram um protesto na reitoria, que deu início à paralisação nacional de 48 horas. A categoria busca a ampliação do piso salarial, aperfeiçoamento da carreira, data base e a aprovação de uma política salarial que contemple reajustes efetivos.
Após o ato, os trabalhadores seguiram ao encontro dos professores da capital e interior, organizadores da grande passeata que reuniu também estudantes, comerciários, trabalhadores da Saúde e da Segurança Pública do estado. Munidos de panelas, colheres de pau, faixas e cartazes, eles cobraram o cumprimento do acordo que reajusta em 22,22% os salários dos professores, igualmente ao aumento dado pela presidenta Dilma ao piso salarial nacional da categoria.
Fonte: Blog do Renato Jorge