Os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias de Patos e região realizaram na sexta-feira (13), um congresso regional onde na oportunidade fizeram uma avaliação da luta da entidade nos 24 municípios da base regional, como também elegeram a diretoria e o conselho fiscal para mais um mandato de três anos.
O congresso foi aberto pelo presidente estadual da CTB Paraíba e do Sinfemp, José Gonçalves, além do Agente de Saúde, Eliziário do Vale do Piancó e do presidente da Federação dos Agentes de Saúde e de Endemias da Paraíba, Francisco das Chagas (Kiko ACS) de Cuité.
O presidente do Sindacase (Sindicato dos Agentes de saúde e de Combate as Endemias de Patos), João Bosco Eleutério de Assis fez uma exposição das conquistas da categoria, especialmente a luta pela efetivação, conseguida em todos os municípios, o pagamento do piso nacional dos agentes, a luta travada pela entidade em Brasília, junto aos demais sindicatos e a necessidade de manter a categoria organizada e mobilizada rumo a novas conquistas.
O presidente da Federação dos Agentes de Saúde e de Endemias da Paraíba, Kiko ACS, fez um relato do trabalho do Sindacase e denunciou que sindicatos ligados a outras centrais sindicais, estão querendo se aproveitar das contribuições sindicais sem nunca terem encaminhado uma reivindicação da categoria no sertão e outras regiões do Estado da Paraíba e que isso deve repassado para toda a categoria.
O agente de saúde, Eliziário do Vale do Piancó, destacou também a luta da categoria na região e as dificuldades enfrentadas no dia-a-dia, que estão sendo superadas através da organização e disposição de luta dos mesmos.
Para o presidente reeleito, João Bosco Eleutério de Assis, é mais um desafio continuar a frente da entidade, mas que o congresso demonstrou a unidade da categoria, pois na votação, foi registrado apenas uma abstenção, coisa natural num encontro com mais de duzentos delegados e delegadas representando os 24 municípios da base territorial da entidade.
O Sindacase é filiado à CTB e conta com mais de mil filiados na região.
Fonte: Agorapatos.com.br