Em assembleia, realizada na última quarta-feira (11), professores e professoras aprovaram por unanimidade a filiação do Sinpro Baixada Fluminenese à CTB.
Ao se filiarem à Central, os dirigentes do Sindicato, cuja base territorial se estende para mais doze municípios da Baixada, visam fortalecer ainda mais a luta na Educação no Estado, que já contava com o Sinpro Petrópolis nas fileiras da CTB.
Para Eduardo Monteiro, presidente do Sinpro, a formalização coroa a união construída ao longo das lutas travadas.
“Este ato é o coroamento de um namoro que já dura há muito tempo, pelas nossas relações tanto na FETEERJ e na CONTEE. Sempre atuamos juntos e aposta que a partir desta decisão o Sindicato e a luta por melhores salários e condições de trabalho na Baixada e no Rio de um maneira em geral entram numa nova fase”.
O Sinpro-Baixada é sucessor da Associação Profissional de Professores, criada em 1969. Em 1976, a entidade se transformou em Sindicato tendo como inspiradores da luta pela sua criação em plena ditadura militar, os companheiros Valter Aguiar Amazonas, Laércio Alexandre Saisse, Nabor Othuki, Líbero Grande e Adilson Pereira entre outros.
Fonte: CTB-RJ