“Chegou a nossa vez! Agora somos protagonistas e começamos o processo de empoderamento. De fazer história dentro da luta dos trabalhadores e trabalhadoras. Alcançamos essa posição porque nós acumulamos força e o momento está a exigir uma resposta muito maior. Mas, estamos preparados. Podemos avançar mais, e esses quatro anos de trajetória da CTB Bahia mostraram isso”. Com esta afirmação, o presidente da CTB Bahia, Adilson Araújo saudou a todos os convidados durante o aniversário de quatro anos da CTB Bahia na noite de quinta (15), no Espaço Raul Seixas, no Sindicato dos Bancários, em Salvador.
Adilson Araújo ressaltou que a CTB se firmou por isso. “O movimento não pode ser apático. Tem que ser livre, independente e autônomo. Foi assim que surgiu a CTB. Exatamente para preencher essa lacuna que não existia mais no sindicalismo brasileiro e baiano. Foi com inovação e recriando novas formas de lutas que a CTB passou a representar os anseios dos trabalhadores(as)”.
Para a presidente do Sindsaude (Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado) e dirigente da CTB Bahia, Inalba Fontenelle, a CTB nasceu para aglutinar a perspectiva de luta dos trabalhadores. A missão vem sendo cumprida com determinação e muita luta. “ Aqui a luta é pra valer mesmo”.
O presidente da FETAG (Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado da Bahia), Cláudio Bastos, ressaltou a luta da central na politica da agricultura familiar e reforma agrária, para o trabalhador do campo. “A CTB vem cumprindo sua função no sindicalismo rural”.
“Estamos preparados para os novos desafios. A CTB já provou que veio para ficar. É dinâmica e coerente. O que seria do movimento sindical baiano sem a CTB?”, questionou Claudemir Nonato, secretário geral da APLB Sindicato.
O secretário geral da CTB Bahia, Florisvaldo Bispo, diz que são quatro anos de trajetória em defesa da classe trabalhadora, com autonomia e credibilidade alcançados. “Um trabalho construído com muita determinação”.
Para a vereadora pelo PC do B, Aladilce Souza, a CTB Bahia se firmou no movimento sindical porque está fazendo sua história com firmeza e luta. “Os trabalhadores se reconhecem nessa central”.
Lutas
“A classe trabalhadora precisa acreditar que tem papel protagonista e que é a responsável por toda transformação. Acreditar como a CTB. Chegamos para mostrar ao trabalhador que ele precisa ter consciência de sua força”, enfatiza o diretor de Comunicação da CTB Bahia e coordenador geral da ASSUFBA Sindicato, Renato Jorge Pinto. “Os desafios se colocam na ordem do dia para o movimento sindical, e temos que estar atentos”, pontua Adilson Araújo.
A festa de aniversário da CTB reuniu representantes do SINTRACOM, FETRACOM, Sindicato dos Rodoviários, dos Bancários, APLB Sindicato, ASSUFBA Sindicato, SINPOSBA, SINDICOM, FETAG, SINDSEFRAN e, SINDSEPS e Sindicato dos Borracheiros de Feira de Santana.
Fonte: Daniela Sansão – CTB Bahia