O Sindicato dos Sapateiros de Campo Bom, município do Rio Grande do Sul, organizou nos dias 07 e 08 de março (quarta e quinta-feira), em parceria com os Movimentos Sociais e Comunitários uma grande programação referente ao 08 de março – Dia Internacional das Mulheres. “O sindicato dentro de sua filosofia de atuação não abre mão da defesa dos direitos das mulheres sapateiras que ajudam com seu suor a construir a riqueza desta cidade”, declarou o presidente da entidade, Vicente Selistre.
As atividades começaram na quarta-feira (07) com o Ciclo de Palestras na sede do Sindicato dos Sapateiros – * Doenças do trabalho – Lesão por Esforço Repetitivo –Jenifer Pereira; quiropraxista * Direito da Mulher Trabalhadora – Vicente Selistre; presidente do Sindicato dos Sapateiros e advogado. * Atividades Corporais: Professor Léo da Silva
Quem participou pode se inscrever para o Mutirão de Saúde da Mulher Sapateira. Onde foram destinadas – 10 mamografias – 10 eletrocardiogramas – 10 pré-câncer. As pessoas que realizarem as inscrições passaram por avaliação médica e encaminhadas.
Neste evento participaram os vereadores – Victor de Souza (PC do B), Sérgio Nivaldo Seibert (PSB), bem como, Julio Lopes Luz que também é vice-presidente do Sindicato e na ocasião representou a CTB Estadual entidade da qual é o tesoureiro, além de Julia Benkentein; líder do Movimento de Igualdade Social (MIS) e Sandro dos Santos; presidente da União das Associações de Bairros e Vilas de Campo Bom (UABV).
Já na quinta-feira (08) a programação se iniciou com Oficinas de Cidadania onde gratuitamente a mulher sapateira pode usufruir de oficinas de beleza – manicure, pedicure, maquiagem cabeleireiro, curso de artesanato, medição de pressão, massagem, orientações, brindes, demonstração da Mary Kay (maquiagem), Reiki, Curso de Tricô (professora Giovana Martins) e um coquetel tudo destinado a sapateiras da ativa e aposentadas. Por volta das 10 horas da manhã no Centro de Saúde do Trabalhador (CST) aconteceu uma importante palestra com Leone Ferreira, Marli Martins e Marga Sperb Voluntárias da Liga Feminina de Combate ao Câncer que destacaram a importância da prevenção tanto do câncer de colo de útero como de mama. Ao final foram distribuídos informativos da Liga alertando para os mais variados tipos de câncer que assolam as mulheres gaúchas.
Vicente Selistre salientou que as mulheres são importantes e decisivas nesta engrenagem de construção de uma sociedade mais justa e fraterna. “As companheiras sapateiras nosso reconhecimento pelo esforço e dedicação. Elas cumprem dupla jornada, na fábrica, a noite cuidando da casa, lavando roupa, ajudando as crianças nos temas e ainda tendo tempo para o esposo. As mulheres no Sindicato tem papel importante na condução da entidade. Nós também entendemos que é preciso que investimentos e projetos que contemple a saúde da mulher, que apóie a mulher que é chefe do lar, bem como, oportunize cursos e qualificação da mão de obra feminina. As mulheres estão ocupando espaços em todas as esferas”, observou o presidente Selistre que ainda destacou e parabenizou a mobilização dos dirigentes sindicais e funcionários do Sindicato que foram decisivos na organização da programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher.
Selistre abordou os direitos da trabalhadora
Jair Wingert – Sindicato dos Sapateiros Campo Bom