Leia abaixo a mensagem da CTC:
A todas as organizações sindicais amigas e solidárias do mundo .
O povo cubano vive o bloqueio econômico, comercial e financeiro mais cruel e genocida já verificado na historia da humanidade, imposto pelos Estados Unidos a Cuba há quase 50 anos, com o objetivo de derrotar a Revolução e eliminar o seu exemplo da superfície da terra.
A prática dessa política genocida e criminosa neste momento chave para o nosso pais, submetido aos estragos causados pelos furacões Gustav e Ike, mostra a decadência moral do Império, que faz ouvidos moucos também perante os reclamos do seu próprio povo, que pede a flexibilidade temporária do bloqueio para facilitar créditos para a compra de alimentos e materiais da construção, entre outros. Pretende dar uma ajuda humanitária condicionada, desconhecendo a preparação e a capacidade do nosso povo para superar os danos e enfrentar a situação. O verdadeiro objetivo deles é usar este momento para os seus perversos fins políticos.
Nos não podemos aceitar uma ajuda condicionada daqueles que impedem dia a dia que tenhamos acesso a seu mercado, pesquisas e investigações, assim como ao intercâmbio cultural Este é o mesmo governo que tem destinado mais de 45 milhões de dólores para atividades contra revolucionarias e terroristas dos grupelhos anti cubanos radicados em Miami. O nosso povo e o nostro governo não se rendarão nunca, não claudicarão nem abrirão mãos dos seus princípios. Para nós a melhor das ajudas seria a suspensão total e definitiva do bloqueio, o que mostraria o verdadeiro interesse por parte do governo dos Estados Unidos pelo bem estar de milhares de cubanos golpeados pelos furações e também pelo desenvolvimento integral da economia da nossa pátria.
Não nos opomos a receber uma ajuda daquelas organizações e pessoas de boa fé que podem contribuir para a reparação dos danos. Há outros governos no mundo, alguns deles com limitações econômicas, que nos oferecem seu apoio solidário e sem nenhum condicionamento.
Os trabalhadores e as trabalhadoras de Cuba, junto com o partido e o governo, continuarão a trabalhar fortemente, usando os recursos com os quais contamos para superar no mais breve espaço de tempo possível esta difícil situação.
Pedimos a todas as organizações sindicais amigas e fraternas do mundo para ajudar a desmentir a falsa verão que Washington divulga em relação à posição do nosso governo e exigir o fim imediatodo bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos com intenção genocida contra o nosso país.