Sindimetal Caxias do Sul participa de audiência pública sobre acidentes de trabalho no RS

Os acidentes no ambiente de trabalho em Caxias do Sul, no RS, e as possíveis soluções para o problema foram debatidos em audiência pública na Câmara Municipal de Vereadores, na última segunda-feira (12).

Para a reunião foram convidados diversos representantes de sindicatos de trabalhadores da cidade. Ente eles, o Sindicato dos Metalúrgicos. O resultado da audiência foi a criação de uma comissão formada por Ministério do Trabalho, Ministério Público,  Construção Civil, Cerest – Centros de Referência em Saúde do Trabalhador, Sindicato dos Metalúrgicos e Simecs – Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul.

O grupo  deve se reunir periodicamente para avaliar questões referentes aos acidentes de trabalho. Com as avaliações, a comissão poderá trabalhar com a prevenção de tais acidentes. “Esperamos que com essa comissão diminuam o número de trabalhadores acidentados. E o sindicato fará sua parte, trabalhando junto na fiscalização“, afirma o vice-presidente do Sindicato, Leandro Velho.A comissão deve ainda pressionar para que o projeto da Delegacia do Trabalho saia do papel.“Com a delegacia será mais fácil de fiscalizar e ainda punir os responsáveis pelos acidentes“, argumenta o primeiro secretario do Sindicato e presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereador Renato Oliveira.

Na audiência também foi sugerido pelo Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil Depacon e Sindicato  das Indústrias de Construção Civil – Sinduscon uma lei municipal que exija um responsável pela segurança nas construções.O projeto deve ser levado ao Executivo pela Comissão.Na maioria dos acidentes, as vítimas se ferem em decorrência de condições inadequadas.

Após dois anos da última audiência pública sobre acidentes de trabalho, a situação de proteção aos trabalhadores da construção civil e metalúrgicos parece ter piorado. Só este ano, foram 25 mortes em Caxias e região. Com cerca de 2,5 mil mortes por ano, o Brasil é recordista mundial em acidentes no trabalho.

Fonte: Sindimetal Caxias do Sul

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.