Portugueses organizam greve geral contra medidas de austeridade no país

Trabalhadores portugueses iniciaram nesta quinta-feira (24) uma greve geral de 24 horas contra as medidas de austeridade adotadas pelo governo para obter um resgate financeiro internacional. A paralisação afeta aviões, trens e serviços públicos.

“A greve é geral, o ataque é global!”, gritavam manifestantes em um piquete no aeroporto de Lisboa, referindo-se àquilo que os sindicatos veem como um ataque aos direitos trabalhistas.

No começo da tarde desta quinta-feira, a CGTP, principal central sindical do país, publico um balanço sobre a repercussão da greve. Em dezenas de distritos espalhados pelo país houve empresas e serviços cujos trabalhadores foram unânimes ao decidirem cruzar os braços.

A chamada “troika” de investidores – Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional – exigiu que o governo centro-direitista demita funcionários públicos, eleve impostos e reduza salários, como contrapartida para a concessão de uma ajuda de 78 bilhões de euros (110 bilhões de dólares).

portugal_greve2411a

O país, com 11 milhões de habitantes, vive sua pior crise em várias décadas, refletindo a situação de outras nações endividadas da zona do euro. O governo anterior, socialista, caiu em março, depois de não conseguir aprovar no Parlamento o seu próprio pacote de austeridade, vendo-se obrigado a pedir socorro internacional.

Medidas impopulares

Portugal foi o terceiro país da zona do euro a pedir resgate, depois da Grécia e da Irlanda, e agora se encaminha para a sua pior recessão desde a redemocratização, em 1974. A previsão é que a economia encolha 3% no ano que vem.

Para reduzir o déficit, o governo determinou medidas profundamente impopulares, como reduções nos bônus de fim de ano para todos os trabalhadores, e cancelamento de férias e bônus de fim de ano para o funcionalismo público no ano que vem.

portugal_greve2411b

As reformas incluem também cortes em todas as áreas, da saúde à TV pública, além de reformas nas leis trabalhistas e ampliação da jornada de trabalho em meia hora diária.

Com informações de agências

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.