Greve na Unicamp completa uma semana com adesão de 1,5 mil funcionários

A  greve dos funcionários da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) completou uma semana nesta terça-feira (25) e paralisou os três restaurantes da universidade. A refeição de estudantes, funcionários e visitantes não será servida nesta terça, segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp (STU). Apenas pacientes e acompanhantes do Hospital de Clínicas (HC) terão o serviço mantido.

A greve começou na quarta-feira (19) e pelo menos 1,5 mil pessoas participam do movimento. A categoria reivindica igualdade salarial com os trabalhadores da USP (Universidade de São Paulo) e Unesp (Universidade Estadual Paulista), além de auxílio-alimentação e valorização da carreira. O comando de greve se reúne às 14h desta para decidir se a paralisação será mantida por indeterminado.

Situação precária

No mês passado, a situação do bandejão da Unicamp revoltou os funcionários terceirizados do restaurante. Um dos trabalhadores denunciou as condições precárias no local, durante uma reunião com representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp, da empresa EB Alimentos, responsável pela terceirização, e da universidade.

O funcionário reclamou das condições de trabalho e da falta de manutenção da máquina que faz a lavagem das cerca de cinco mil bandejas. O equipamento quebrou e por alguns dias os seis funcionários responsáveis pela limpeza tiveram que fazer a lavagem das bandejas manualmente.

Com informações das agências