5ª Primavera dos Museus promove atividades culturais em 310 cidades

O Instituto Brasileiro de Museus, vinculado ao Ministério da Cultura (Ibram/MinC), promove a quinta edição da Primavera dos Museus, entre os dias 19 e 25 de setembro, em 310 cidades brasileiras, onde serão oferecidas 1.779 atividades em 589 instituições museológicas.

A 5ª Primavera dos Museus terá como tema Mulheres, Museus e Memórias, abrindo espaço para a reflexão sobre como o gênero, a mulher e o feminino estão sendo pensados atualmente. O objetivo do evento, coordenado pelo Ibram, é sensibilizar as instituições museais e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade.

Seminários, exposições, oficinas, espetáculos musicais, de teatro e de dança, mesas-redondas, visitas guiadas, gincanas, atividades recreativas e exibições de filmes são algumas das atividades na programação dedicada aos museus de todo País.

Uma das atividades é a série de visitas guiadas nos dias 22, 24 e 25 ao Museu do Futebol, em São Paulo, para uma reflexão sobre a participação da mulher no campo do esporte. Já no Museu Lasar Segall, dia 21, também na capital paulistana, haverá uma ação educativa intitulada Leitura de imagem e o feminino (Pintura), onde, a partir de obras de Lasar Segall, haverá análise de fotografias e desenhos de suas modelos de referência e discussão sobre o seu processo de criação. No show de encerramento do evento, a participação da cantora Nana Caymmi, nos jardins do Museu da República, no Rio de Janeiro.

Fonte: MinC