Flemacon reafirma unidade de ação durante seminário de planejamento

A cidade de Salvador (BA) sediou na última quinta-feira (8) o seminário de planejamento da Federação Latino Americana dos Trabalhadores da Construção, Madeira e Materiais de Construção (Flemacon), entidade internacional que tem como objetivo manter e desenvolver relações com os sindicatos da construção e da madeira no mundo, fortalecendo a importância da unidade da classe na defesa dos interesses dos trabalhadores e trabalhadoras.

Realizado no Hotel Vila Velha (Corredor da Vitória), o evento contou com a participação de lideranças sindicais do Brasil, Colômbia, Peru e Chile, que definiram o plano de ação da entidade para o ano de 2012, além de terem debatido diversos temas de interesse dos trabalhadores, como conjuntura política, crise econômica, segurança do trabalho, terceirização e precariedade nas relações de trabalho.

Além da delegação internacional, formada por Vitor Ramirez, de El Salvador, Elizabeth Quevedo, do Chile, e Otoniel Ramires, da Colômbia, o encontro contou com a presença de José Nivalto Lima, presidente da Fetracom-BA, Antonio Lopes, presidente da UITBB, Francisco Chagas e Miraldo Vieira, respectivamente presidente e secretário-geral da Contricom, Haroldo Garcia, presidente da Feticom/RS, Pedro Mesquita e Flávio Batista Leite, do Sindicato dos Marceneiros de São Paulo, Nivaldo Santana, vice-presidente da CTB nacional e Adilson Araújo, presidente da CTB-BA.

O presidente da Fetracom-BA, José Nivalto, saudou os participantes, dando as boas vindas em especial à delegação estrangeira, e destacou a importância do evento para a estruturação e fortalecimento da Flemacon para a união da luta dos trabalhadores da América Latina.

O dirigente da Fetracom lembrou a morte de nove trabalhadores baianos, em acidente acorrido há um mês em Salvador, e conclamou a todos para fortalecer a luta pela segurança do trabalho e o fim dos acidentes nos canteiros de obras.

Plano de ação

Segundo a presidente da Flemacon, Lúcia Maia, o plano de ação da entidade para o próximo ano deve incluir, entre outros pontos, ações para a sua estruturação, a organização da luta das mulheres, a unificação da luta dos trabalhadores do continente, formação sindical, além de ações de solidariedade a todos os povos em luta contra o capitalismo e, em especial, aos cinco antiterroristas cubanos presos há 13 anos nos Estados Unidos, quatro dos quais condenados à prisão perpétua.

A sindicalista que também é diretora de Assuntos Internacionais da Fetracom-BA destacou que o principal papel da Flemacom é unir os trabalhadores do continente em torno da luta por uma sociedade mais justa e igualitária.

“Penso que o sindicalismo classista é ator fundamental na consolidação dos avanços na América Latina. Nosso maior desafio é o fortalecimento da Flemacom, para que ela possa contribuir com as transformações sociais e progressistas que estão acontecendo em nossa região. Isto já justifica a necessidade de uma Flemacom forte”, assegurou Lúcia Maia.

Integração dos povos

O presidente da CTB-BA, Adilson Araújo parabenizou os dirigentes da Flemacon pela iniciativa e disse que o seminário deve servir como orientação para a construção de outros encontros semelhantes nos demais segmentos ligados àquela central.

“Enquanto sindicalistas classistas, sabemos o quanto é fundamental a integração dos povos. A CTB defende, de forma ampla, a unificação das lutas dos trabalhadores não só na América Latina, mas em todo o mundo, sobretudo no que diz respeito à crise do sistema capitalista” , defendeu o dirigente.

Adílson Araújo fez ainda uma breve análise sobre a atual situação da indústria da construção no Brasil, setor que vem acumulando alta lucratividade, enquanto os trabalhadores sofrem com a precariedade no meio ambiente de trabalho, terceirizações, alto índice de acidentes e doenças ocupacionais, entre outras mazelas.

“Temos que trabalhar na construção de uma agenda positiva, que inclua a luta por melhores condições de trabalho, uma agenda mundial em defesa da valorização do trabalho e dos trabalhadores da construção civil”, destacou.

Ainda durante o encontro, Miraldo Vieira, da Contricom, anunciou a realização de um seminário, nos dias 26, 27 e 28 de outubro, em São Luiz do Maranhão, sobre terceirização. O ponto central das discussões será a Proposta de Emenda Constitucional do deputado Celso Antonio Giglio (PTB-SP), que propõe a efetivação dos terceirizados.

Fonte: Flemacon