Trabalhadores cearenses discutem políticas de saneamento em Congresso Estadual

O Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Ceará (Sindiagua) realizará, nos dias 15, 16 e 17 de setembro, o VIII Congresso dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Ceará (Contraec). O evento reunirá trabalhadores da capital e do interior que debaterão o tema ”Os desafios da universalização do saneamento público no Ceará”. Serão abordados assuntos como a crise econômica mundial; PPPs/terceirizações; concessões de titularidade do serviço de saneamento e erradicação da miséria no Ceará.

O Contraec é considerado o fórum máximo deliberativo da categoria. Participarão trabalhadores que foram escolhidos como delegados em eleições na capital e no interior. Estão confirmadas as presenças de especialistas, militantes do setor de saneamento, lideranças políticas, representantes do poder público – em especial da Cagece, Cogerh, SAAEs (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e SAAEC (Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato) – e da sociedade civil organizada, como o MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens).

Concurso público

Entre as principais reivindicações dos trabalhadores do setor de saneamento no Ceará está o concurso público. Há cerca de 10 anos Cagece, Cogerh e alguns SAAEs não promovem concurso. Segundo a direção do Sindiagua, este quadro vem comprometendo a qualidade e a capacidade de atendimento do serviço de saneamento no Estado. “Em Fortaleza, há vários bairros com deficiência de abastecimento de água. Metade da cidade não tem saneamento. As praias, nosso principal cartão postal, estão poluídas, além de rios e lagoas”, ressalta Jadson Sarto, presidente do Sindiagua.

A direção do Sindiagua alerta que há ainda uma política de terceirizações ostensivas, com trabalhadores do setor privado que vem ocupando atividades-fins das empresas, o que fere as normas constitucionais. Na Cagece, o número de terceirizados é três vezes maior que o de funcionários. Na Cogerh, a proporção é de 10 terceirizados para cada funcionário próprio. No interior a situação não é muito diferente. No SAAE de Sobral, onde o último concurso foi realizado há 13 anos, a Justiça do Trabalho apresentou ordem judicial proibindo a contratação de empresas de terceirização e obrigando a autarquia a promover concurso público.

SERVIÇO

VIII Congresso dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Ceará (Contraec)

Data: 15, 16 e 17 de setembro de 2011 – Abertura, dia 15 às 19h

Local: Hotel Amuarama – Av. Dep. Oswaldo Studart, 888 esq. com Av. Borges de Melo (em frente à rodoviária)

Informações: 85 3254.4097 – www.sindiagua.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.