No RS, metalúrgicos da Luna ALG cruzam os braços para combater abusos

Cerca de 200 trabalhadores do primeiro turno da empresa Luna ALG  paralisaram por uma hora as atividades no início da manhã desta quinta-feira (8) em sinal de protesto contra alguns abusos que vinham  sendo praticados pela empresa. A decisão de não entrar na fábrica foi  tomada durante assembleia realizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região, atendendo a pedidos dos trabalhadores que denunciaram a instalação de catracas na entrada dos banheiros e a  utilização de câmeras de vídeo para monitorar os trabalhadores.

De acordo com a denúncia, para entrar e sair do banheiro, é necessário  passar o crachá na catraca, onde fica registrado o tempo e a  quantidade de vezes que o trabalhador se ausentou do posto de  trabalho. “Essa prática é inadmissível, pois fere os direitos do  trabalhador e o expõe a uma situação constrangedora”, avaliou Leandro  Velho, vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul  e Região.

Durante a negociação com a diretoria do Sindicato, os gestores  garantiram a retirada das catracas da entrada dos banheiros e o  desligamento das câmeras instaladas no interior da fábrica, atendendo  a cláusula social do acordo coletivo de dissídio. Os empresários  também garantiram que o Plano de Participação de Resultados será  elaborado e apresentada uma proposta nos próximos meses. “Recebemos a  palavra dos diretores da empresa, agora os trabalhadores deverão  fiscalizar para que abusos como estes não voltem a ocorrer”, afirmou o  vice-presidente.

metal_alg2

Impor obstáculos à utilização de sanitários por trabalhadores é uma  medida discriminatória e, portanto, irregular. Fato semelhante, foi  registrado em Araraquara, no interior de São Paulo, no início do ano.  
Uma investigação do Ministério Público do Trabalho resultou em Termo  de Ajustamento de Conduta (TAC), no qual a indústria Ramos Alumínio,  especializada na fabricação de panelas e utensílios domésticos, teve  
de se comprometer a não mais limitar o ingresso de funcionários aos  banheiros da fábrica.

Fundada em 2007, a Empresa Luna ALG é fabricante de guindastes  articulados hidráulicos, truck cranes e cestos aéreos. Localizada em  Ana Rech, está instalada em uma área de 55 mil m². Em um parque fabril  
de aproximadamente 18 mil m².

Fonte: Claiton Stumpf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.