Festa unificada marca Dia do Comerciário em Campina Grande, na Paraíba

O Dia do Comerciário é comemorado nacionalmente no dia 30 de outubro, entretanto, esta data foi celebrada na cidade de Campina Grande, Paraíba, no dia 15 de agosto de 2011, de acordo com a Convenção Coletiva da categoria em vigor.  Aproximadamente cinco mil comerciários se reuniram no Parque Aquático do Serviço Social do SESC – Açude Velho, para comemorar o seu dia.

O prefeito  da cidade, Veneziano Vital do Rêgo prestigiou a festa, que foi promovida através de uma parceria entre o SESC Paraíba e o Sindicato dos Comerciários de Campina Grande e Região. Veneziano foi convidado pelo presidente do Sindicato dos Comerciários, José do Nascimento Coelho. Na ocasião Veneziano destacou a importância e iniciativa de ambas as entidades  se juntarem para oferecer o melhor à categoria comerciária, que luta por uma jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, sem redução de salário e pela regularização de sua profissão, entre outras reivindicações.

comerciarios_campinagrande3

O presidente do Sindicato dos Comerciários ressaltou a importância de “lembrarmos essa data, pois,  celebrar esse dia significa um marco nessa profissão, poucos sabem, mas há 70 anos os comerciários de Campina Grande já reivindicavam melhores condições de trabalho e essa data, sem dúvida, reflete esta e outras conquistas”, finalizou o sindicalista.

No o período da manhã, os comerciários e seus familiares participaram de atividades recreativas, entrega de premiação do Campeonato de Futsal dos Jogos do Comerciários, realizado pelo SESC entre os dias 11 e 14/08, enquanto o turno foi reservado a apresentações artísticas e show musical com cantor paraibano  Capilé e Companhia do Samba. A tarde ainda foi animada com o sorteio de brindes, torneio de sinuca e brinquedos infláveis para as crianças.

coemrciarios_campinagrande

Segundo o gerente do SESC Centro Campina Grande, Joseilton Adalberto, é fundamental comemorar a data. “Esse ano, em parceria com o Sindicato dos Comerciários de Campina Grande e Região, fizemos uma grande festa a exemplo dos anos anteriores, presenteando assim os comerciários e seus familiares com um dia de muito lazer e cultura”, afirmou.

Este ano, a festa dos Comerciários também  marcou a história das sete décadas de luta e conquistas para os trabalhadores, alcançadas pelo Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Campina Grande, sendo as principais a instituição do Dia do Comerciário e a Convenção Coletiva de trabalho que se refere às normas convencionadas entre patrões e representantes dos empregados.

comerciarios_campinagrande2

Durante os 70 anos de fundação, completados em abril deste ano, o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Campina Grande, se engajou nos movimentos das  centrais sindicais defendendo uma jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, sem redução de salário; apoiando a regulamentação legal da política de valorização do salário mínimo; reivindicando o encaminhamento imediato ao Congresso Nacional da proposta unitária de avanços nos direitos previdenciários dos trabalhadores, dos aposentados e pensionistas e a aprovação das Convenções 151 e 158 da OIT (Organização Internacional do Trabalho) e do fim do Fator Previdenciário.

Fonte: Francinete Silva