Banese marca reunião para apresentar propostas do PCS

O presidente em exercício do Banese, Edson Freire Caetano, formalizou a entrega do trabalho de conclusão da Comissão das Moedas, em visita realizada ao Sindicato dos Bancários, no último dia 27, quando a diretoria do banco garantiu que o edital do concurso público será liberado em 20 dias. Segundo ele, é desejo da diretoria do banco implementar as propostas apresentadas pelas três comissões: Moedas, PCS e Conad. Estas duas últimas já haviam sido entregues anteriormente à Direção do Sindicato.

Edson Caetano informou que apresentará um cronograma detalhado das etapas que compõem a implementação do PCS, na reunião que ficou marcada para o próximo dia 11. O prazo para implantação do PCS, conforme acordo firmado junto ao Ministério Público do Trabalho, é até outubro de 2011. A reunião para apresentação da proposta da Comissão das Moedas também ficou agendada para o dia 16 de agosto.

“Essa não é uma visita de cortesia apenas. É uma visita para apresentar trabalho. Nós iremos cumprir aquilo que foi acordado para que a gente possa chegar a um denominador comum. Não é utopia. Nós acreditamos que este ano não vai precisar ter greve”, acredita. O Sindicato também espera que o Banese cumpra tudo que foi acordado até agora. Sobre ter ou não ter greve, o presidente do SEEB/SE, comentou que nem estava pensando no assunto.

O gerente da Área de Gestão de Pessoas (RH), Hamilton Rollemberg, falou sobre as promoções de função que vêm ocorrendo sem a retomada dos concursos internos e sobre os remanejamentos e transferências de funcionários informados apenas por telefone ou e-mail, em detrimento das cláusulas que foram acordados na campanha salarial do ano passado.

Quando questionado sobre o cancelamento dos serviços prestado pela empresa IT Consulting na área de tecnologia, se esta decisão representaria um inicio da reversão no processo de terceirização na Área do TI do Banco, e se este não seria o momento apropriado para rever e discutir este assunto de forma mais ampla e democrática dentro da instituição, Hamilton justificou que o concurso contemplará os cargos de analista de sistema, para suprir a demanda de técnicos da área de TI do Banco.

Quando questionado sobre as denúncias de Caixa 2 que os noticiários vêm divulgando, o presidente em exercício Edson Caetano disse que a auditoria interna e o BC já averiguaram as denúncias e que até momento não foi identificado nada que leve a crer que existia ou existe procedimento errado por parte do banco. Sobre a multa de R$ 5 milhões que o banco pagou ao Banco Central e sobre o não licenciamento dos carros que prestam serviço ao Banco, o presidente em exercício disse que não tinha conhecimento sobre estes assuntos.

Participaram da reunião pelo Banese, além de Edson Caetano, o diretor de Crédito Comercial, Carlos Alberto Tavares;  o superintendente de Controles e Risco, Hércules Daltro; o gerente de Gestão de Pessoas, Hamilton Rollemberg; a técnica Rosinadja Morato.

Pelo Sindicato, além do presidente José Souza, os diretores, José Américo, Luiz Alves (Lula), Augusto César, Edson Moreira, Rosângela de Jesus Santos, Adênitos Santana, Adelmo Rodrigues, Renato Carvalho e a advogada Indra d’Ávila.