Trabalhadores da DELFI, ex-Nestlé, decretam greve em Itabuna, na Bahia

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Ilhéus, Itabuna e Uruçuca (Sindicacau), informa que os trabalhadores da Delfi Cacau do Brasil (ex-Nestlé), em Itabuba (BA) entraram em greve nesta quarta-feira por melhores salários e condições dignas de trabalho.

Reivindicando melhores salários, justa PLR – Participação nos Lucros e Resultados e condições dignas de trabalho, os operários da Delfi Cacau iniciaram nesta quarta-feira (27)  hoje, às 14 horas, uma greve por tempo indeterminado.

A data base da categoria é 1º de junho e as negociações foram iniciadas em maio e até o momento, a indústria não apresentou uma proposta satisfatória.

Os principais pontos da minuta entregue pelo Sindcacau em abril são:

– reajuste salarial de 13%;

– vale refeição de R$ 600,00 mensais;

– PLR de R$ 6.000,00.

Além disso, os trabalhadores exigem alimentação saudável (servida pelo refeitório), controle de decibéis provocados pelo maquinário, banheiros adequados e fim do assédio moral.

Jorge Barbosa, coordenador regional da CTB

Para Luis Fernandes, presidente do Sindcacau, a greve é o resultado da total insatisfação dos empregados da Delfi Cacau, com os baixos salários e as degradantes condições de trabalho, bem abaixo do padrão estabelecido anteriormente pela Nestlé, que também, tem responsabilidade por esta situação.

Luis Fernandes, presidente do Sindicacau

Estiveram prestando solidariedade à greve, o coordenador da CTB/Sul da Bahia, Francisco André Vieira; o presidente do Sindicato dos Bancários de Itabuna, Jorge Barbosa; o presidente do Sindicato dos Bancários de Ilhéus, Rodrigo Cardoso; o diretor do Sindicato dos Comerciários de Itabuna, Elione Soares; o diretor da Federação dos Agentes Comunitários da Bahia, Josevaldo Gonçalves e o presidente do Sintesi, João Evangelista.

Blog Língua de Fogo