Metalúrgicos de Carlos Barbosa (RS) aprovam pauta de dissídio

Os trabalhadores metalúrgicos de Carlos Barbosa aprovaram a pauta do  dissídio da categoria em assembleia realizada na última terça-feira  (26), na sede da entidade. As reivindicações da categoria são as  mesmas feitas pelos metalúrgicos de Caxias do Sul, durante a campanha  salarial deste ano: reajuste 14%, mais cerca de 69 cláusulas sociais.

Entre elas, a fixação do piso da categoria em R$ 1 mil. As  reivindicações serão entregues à entidade representante das indústrias  ainda nessa semana, seguidas das primeiras negociações.

A categoria, que na cidade engloba cerca de 5 mil trabalhadores,  aproveitará as assembleias com os trabalhadores para oficializar a sua  independência do sindicato de Caxias do Sul, providenciando estatutos
e organizando a nova diretoria e as eleições, que devem acontecer no  final do ano.A data base dos Metalúrgicos de Carlos Barbosa é 11 de agosto. Período  em que há forte mobilização em torno das reivindicações por reajuste  de salários e por avanços em direitos para os trabalhadores.  Conforme
Todson Marcelo Andrade, presidente do Sindicato, a previsão é que na  folha do mês de setembro já estejam os novos valores.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul, que conquistou neste  ano o reajuste salarial de 9,25% – quase 3% de ganho real -,  continuará respondendo legalmente pela base de Carlos Barbosa até que  saia o registro definitivo da entidade no Ministério do Trabalho.

Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul