Após assembleia, professores decidem manter greve no RJ

Os professores estaduais do Rio de Janeiro decidiram em assembleia, realizada na tarde desta sexta-feira (15), permanecer em greve. Os cerca de 1,5 mil profissionais que se reuniram no Clube Municipal, na Tijuca, rejeitaram as propostas do governo feitas na quinta-feira em audiência com o Sindicato Estadual do Profissionais de Educação (Sepe). O paralisação teve início no dia 7 de junho.

A próxima assembleia ocorrerá dia 3 de agosto apenas, devido ao recesso nas escolas estaduais em julho. Até a próxima assembleia, ocorrerão dois conselhos ampliados da direção, que terão o objetivo de avaliar o andamento das negociações com o governo estadual. Mas, qualquer que seja o resultado das negociações no período do recesso, somente a assembleia geral do dia 3 de agosto é que pode decidir pelo fim da greve.

Segundo nota do sindicato, os profissionais de educação estaduais, logo após a realização da reunião, se dirigiram para a sede da Secretaria Estadual de Educação, no Centro do Rio, onde devem continuar reunidos. A categoria exige reajuste de 26%, incorporação imediata da gratificação do Nova Escola e descongelamento do plano de carreira dos funcionários administrativos.

Investimentos

A Secretaria de Educação do Estado afirmou que em 2011 mais de R$ 1,2 bilhão serão investidos no setor. Segundo a nota, a verba será distribuída por diversos segmentos, entre eles a melhoria salarial dos professores e servidores, passando pela concessão do auxílio-transporte, pagamento de processos pendentes há mais de uma década, qualificação e formação para os docentes e obras em unidades escolares.

Com informações das agências