Trabalhadores do Detran e Batalhão de Choque entram em conflito no Ceará

Servidores do Departamento de Trânsito do Ceará (Detran) que aderiram à greve da categoria voltaram a entrar em conflito com o Batalhão de Choque na tarde desta sexta-feira (15). Os servidores grevistas tentaram impedir a saída de dois ônibus do Detran que viajavam a Itapipoca e Alto Santo para realizar serviço de habilitação.

Os grevistas afirmam que a situação dos veículos era irregular e que por isso tentaram impedir a saída dos ônibus. A assessoria do Detran afirma que o IPVA dos veículos foram pagos e a situação foi regularizada.

Com o impasse, o Batalhão de Choque foi chamado. Segundo informações do Batalhão, cerca de 30 homens estiveram no local para desobstruir a passagem. Os envolvidos dizem que não houve violência de nenhuma das partes. Uma mulher passou mal e foi encaminhado ao hospital desmaiada. Não há informações sobre o estado de saúde da paciente.

Na última quinta-feira (14), servidores do Detran e o Batalhão de Choque haviam entrado em conflito. O Sindicato dos Trabalhadores da Área de Trânsito no Ceará (Sindetran-CE), filiado à CTB, exige melhores salários, condições de trabalho e realização de concurso público para diminuir a sobrecarga de trabalho.

A última tentativa de negociação foi na mesa permanente da Secretaria de Planejamento (Seplag) no dia 7 de julho. O Governo do Estado e o Detran pediram o adiamento para 18 de agosto. “Nenhum trabalhador gosta de fazer greve. Optamos por isso, porque as negociações não andam”, afirma Eliene Uchôa, presidente do Sindetran, em entrevista ao “Diário do Nordeste”

O sindicato também denuncia que as condições de trabalho no órgãos são degradantes. Segundo Eliene, os servidores chegam a cumprir 14 horas de trabalho num dia. “São salários baixos e jornadas exaustivas”, diz.

Com agências