O dia 04 de julho é uma data muito especial para as milhares de pessoas que trabalham o dia todo falando ao telefone com pessoas em todo o Brasil, seja para vender produtos ou prestar atendimentos variados. Nessa data comemora-se o Dia do Operador de Telemarketing, profissional que atua principalmente em SACs (Serviços de Atendimento ao Cliente).
A data foi instituída no ano 2000, através da aprovação de um projeto de lei do então deputado Nivaldo Santana e marca também o aniversário de 19 anos do Sintratel (Sindicato dos Operadores de Telemarketing de SP).
Estão incluídos nessa comemoração os agentes de atendimento, que atuam no setor de relacionamento com clientes e consumidores. Nesse segmento que vai além dos SACs, os trabalhadores(as) atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança, filantropia e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, para captar, reter ou recuperar clientes, envolvendo as Centrais de Atendimento (Call centers, Contact Centers, Help Desks, Central de Telemarketing e outras denominações similares). Em 2011 a categoria soma 1,4 mihões del trabalhadores (as) em todo o Brasil.
De acordo com a Abrarec (Associação Brasileira das Relações Empresa-Cliente) e a E-Consulting, que realizaram uma pesquisa sobre o mercado de relacionamento com o cliente, o setor é hoje o que mais contrata, sendo que de cada quatro vagas geradas pela iniciativa privada, uma delas é ocupada por agentes de atendimento. A cada ano, 35% desse total correspondem às novas vagas que surgem nas centrais de atendimento.
Outro dado apontado pelo estudo é quanto à escolaridade desses profissionais: 84% possuem 2º grau completo e 16%, superior completo ou incompleto. Em média, as equipes de atendentes e/ou operadores têm idade em torno de 23 e 25 anos, variando ainda de 18 a 29 anos, com a predominância de mulheres.
A justificativa para isso seria o horário flexível, a paciência para ouvir com maior atenção os variados casos, e por último, a prontidão em resolvê-los satisfatoriamente num curto espaço de tempo.
Os setores Financeiros e de Telecomunicações, são os que mais contratam os serviços de atendimento no Brasil, com 56% da demanda. Em seguida, estão Varejo, Serviços e Comércio, com 11%; Governo, com 9%; e os demais segmentos com 34%.
O 04 de julho é a data oficial para o trabalhador(a) comemorar o Dia do Operador em Telemarketing, mas também é uma data de reflexão já que temos muito a conquistar: como a derrubada da lei Discriminatória “ Não Pertube”, criada pelo Deputado Jorge Caruso (PMDB) e sancionada pelo governo José Serra, a Regulamentação do Telemarketing como Profissão e melhores condições nos locais de trabalho.
Você, trabalhador (a), que valoriza sua profissão, não pode deixar de contribuir com mais essa luta. Contamos com sua mobilização e participação para garantir melhores condições de trabalho, valorização e crescimento da nossa profissão. Parabéns pelo seu dia!
O dia 4 de julho também marca o aniversário de 19 anos do Sintratel. Ao longo de sua existência, o Sintratel garantiu um número significativo de conquistas para a categoria e já se consolidou como o legítimo representante dos trabalhadores e trabalhadoras em telemarketing da Cidade de São Paulo e Região Metropolitana da Grande São Paulo.
O Sintratel é o primeiro Sindicato de Trabalhadores(as) em Telemarketing da América Latina. Foi fundado em 1992, garantindo conquistas para o setor, como:
• Piso salarial condizente com a realidade da nossa categoria;
• Jornada de trabalho de 36 horas semanais;
• Proibição da aplicação de banco de horas nas empresas do setor, entre outros benefícios;
• Elaboração e aprovação do Anexo II da NR17;
• Convenção Coletiva de Trabalho garantindo os direitos trabalhistas da categoria.
Com informações do Sintratel