CTB e Sintratel juntos no Fórum Paulista de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil

O dia 12 de junho é o Dia Internacional contra o Trabalho Infantil. A data marca a luta e a mobilização mundial para o combate do trabalho infantil. Segundo Simone Nascimento, diretora do Sintratel (Sindicato dos Trabalhadores de Telemarketing de SP)  é fundamental a mobilização permanente dos gestores municipais e estaduais, bem como da rede socioassistencial e de controle social em cada território, assim como a mobilização da sociedade civil neste combate.

O número de crianças trabalhando diminuiu 11% mas no Brasil em torno de 4,8 milhões de crianças de adolescentes entre 5 e 17 anos estão trabalhando, segundo PNAD 2007. Desse total, 1,2 milhão estão na faixa entre 5 e 13 anos.Para termos um Brasil sem miséria é necessário combater também o trabalho infantil. Poder público, privado e terceiro setor mobilizam população para erradicação do trabalho infantil.

O Fórum Paulista de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FPPETI) promoveu um Flash Mob, nesta quinta-feira (09), no prédio da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

A ocasião contou com apresentações de hip hop e capoeira das crianças e adolescentes atendidos pelo Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto (BOMPAR), apresentação musical da compositora Vera Araújo e com o coral de crianças da Legião de Boa Vontade (LBV).

trabalho_inf_flashmob_fotorafael_biazao2

A Assistente Técnica da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, Rose Louback, afirma: “O objetivo deste evento é sensibilizar a sociedade dos prejuízos causados pela realização de trabalhos infantis e conscientizar o cidadão da importância da educação para o desenvolvimento da criança e do adolescente”.

A oficina de dança do BOMPAR, Simone Borges, fala sobre o trabalho de formação realizado na organização: “Com esse trabalho de formação das crianças e adolescentes permitimos que eles sejam protagonistas de seu futuro. Através da dança trabalhamos o físico, mental e cognitivo dos educandos e proporcionamos uma formação cultural”.

O Fórum Paulista de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil é uma instância democrática de discussão de propostas e construção de consenso entre os diversos segmentos da sociedade sobre o trabalho infantil. Sérgio Oliveira e Silva é um dos membros do Fórum e declara: “O objetivo desse fórum é a erradicação do Trabalho infantil e a proteção ao adolescente trabalhador. Isso ocorre através de mobilizações, discussões em câmaras temáticas e fóruns regionais”. As reuniões do Fórum são realizadas na última segunda-feira de cada mês no prédio do MPT.

Fonte: Sintratel (com informações e fotos de Rafael Biazão)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.