Ferroviários decidem cruzar os braços em São Paulo

No início da noite da terça-feira (31) , reunidos em assembleia, os trabalhadores da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) decidiram entrar em greve por tempo indeterminado, a partir desta quarta-feira (01).

Estão em greve os trabalhadores das linhas 8 – Diamante (Júlio Prestes-Itapevi), 9 – Esmeralda 9 (Osasco-Grajaú), 11 – Coral (Luz-Estudantes) e 12 – Safira (Brás-Calmon Viana). A paralisação afeta os municípios de São Paulo, Osasco, Carapicuíba, Jandira, Barueri, Itapevi, Amador e Bueno. Já as linhas 11 e 12 afetam os moradores da zona leste e os municípios do Alto Tietê – Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Poá e Mogi das Cruzes.

O TRT (Tribunal Regional do Trabalho) determinou que 90% dos trabalhadores da CPTM trabalhem durante o horário de pico (das 5h às 10h e das 16h às 20h) e 70% nos demais horários.

A CPTM apresentou à categoria uma proposta de reajuste de 3,07% e vale-alimentação de R$ 17 por dia. Os trabalhadores querem reajuste conforme a inflação de 1º de janeiro de 2010 a 28 de fevereiro de 2011, o que corresponde a cerca de 8%, e aumento real de 5%, além de vale-alimentação de R$ 19.

Com informações das agências