Sindicato cobra e Prefeitura de Ribeirão Preto reduz jornada de trabalho dos Guardas Municipais

Mais uma vez a Diretoria Atuante, do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto e Guatapará, mostrou sua força de negociação e conquistou a redução da jornada de trabalho dos Guardas Civis Municipais, que vai passar de 40 para 36 horas semanais.

O projeto de lei determinando a redução será votado nesta terça-feira, dia 24, pelo Legislativo ribeirãopretano. O anúncio foi feito pela prefeita, Darcy Vera, no dia 18 de maio. “A redução da jornada de trabalho dos GCMs de 40 para 36 horas semanais era uma reivindicação histórica do Sindicato e da categoria. Felizmente nosso pedido foi atendido pela administração municipal, que entendeu a necessidade de mudar a jornada, sem reduzir os salários. Essa conquista para os Guardas representará melhor qualidade de vida para os servidores e um grande aumento na qualidade dos serviços prestados à população”, ressalta o presidente do Sindicato e secretário geral da CTB-SP, Wagner Rodrigues.

“A rotina dos GCMs é muito desgastante e realmente havia a necessidade da redução da carga horária. Agora o guarda terá mais tempo para a família e vai conseguir desempenhar ainda melhor suas funções”, afirma o secretário geral do Sindicato e Guarda Civil, Valdir Avelino.

Convênio Polícia Militar

O Sindicato dos Servidores já havia realizado duas plenárias com os Guardas Civis e marcado uma assembléia com a categoria para discutir a possibilidade de a prefeitura fechar um convênio com a Polícia Militar. A Prefeitura queria oficializar o bico da PM, pagando horas extras, mas os trabalhadores queriam a valorização dos GCMs.

“No encontro realizado no Palácio Rio Branco a prefeita disse que o convênio foi oferecido para todas as prefeituras do Estado e que essa possibilidade não foi levantada pela administração. Temos que acreditar na palavra dela e não vamos aceitar que esse convênio não seja firmado. Nossa Guarda é a responsável por este serviço e o faz com muita competência”, diz Osvander da Silveira, presidente da Seccional da GCM.

guarda_ribeirao2

A assembleia com a categoria foi realizada e os GCMs foram informados do que disse a prefeita sobre o convênio com a PM. A administração também anunciou durante o encontro a abertura de concurso para a Guarda Civil no segundo semestre deste ano. “Nós estamos cobrando da prefeitura a realização de concurso público na Guarda há muito tempo. Felizmente essa cobrança nossa também foi atendida. Eu estive em Americana e comprovei que, apesar de ser menor que Ribeirão, o efetivo é maior que o nosso. Fato que não dá para aceitar”, finaliza Wagner Rodrigues.

Pedidos atendidos

Durante o encontro a prefeita também anunciou a aquisição de quatro novas viaturas (sendo 1 veículo pick-up para a Patrulha Ambiental e Defesa Civil, 1 veículo de médio porte para patrulhamento e 2 motos. “A compra de novas viaturas estava na nossa pauta de reivindicações. Esperamos que os novos veículos para a Guarda não parem por aí”, fala Osvander.

Por Fabiano Ribeiro