Sinfemp consegue aumento salarial de 26% e pagamento de precatórios em Vista Serrana (PB)

O presidente do SINFEMP- Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, José Gonçalves, em audiência na manhã desta quinta-feira, com o Prefeito Jurandi Araújo, o Vice-Prefeito Romeu Pábulo e a Secretária de Educação Maria Jacelina, foi apresentada a proposta de aumento salarial de 26% retroativo a 1° de janeiro de 2011.

Foi também apresentada à proposta de pagamento dos Precatórios no valor de R$ 198.000,00 (cento e noventa e oito mil reais), conforme Ação de Cobrança n° 053.2004.000807-9, que tem como autor o SINFEMP e réu a Prefeitura Municipal de Vista Serrana, onde o Município foi condenado a pagar: diferença salarial de dezembro de 1999 a maio de 2001( não pagava a todos os servidores o salário mínimo nacional); 13° salário referente aos anos de 1999 e 2000; pagamento do PASEP dos anos de 1999, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004. O prefeito apresentou a proposta de disponibilizar mensalmente o valor de R$ 9.000,00 (nove mil reais) para pagamento do mesmo a partir do mês de abril de 2011.

Em seguida o presidente do SINFEMP reuniu com a comissão de professores que tinha sido escolhida na reunião  anterior e  fez uma assembléia com todos os professores e demais servidores e apresentou as duas propostas, onde foi aprovada por unanimidade.

No mês de abril os professores receberão com aumento de 26% e uma parcela da diferença de janeiro. Em maio, receberá a diferença de fevereiro e em junho a diferença de março.

Os professores de Vista Serrana tiveram um aumento salarial de 91% nos três anos de Jurandi Araujo (PMDB) a frente da Prefeitura. Em janeiro de 2009, o salário do professor era o mínimo de R$ 465,00 e mais o qüinqüênio.
Com a aplicação desse percentual o menor aumento para os professores de magistério foi de R$ 199,00 (cento e noventa e nove reais). Fora a aplicação do qüinqüênio.

Para o presidente do SINFEMP, José Gonçalves, está demonstrado que os gestores que tratam com transparência os recursos públicos têm como pagar em dias e ainda conceder aumento salarial e os dois exemplos está os municípios de Patos e Vista Serrana. “Patos e Vista Serrana, um grande município e um pequeno município, em numero de funcionários, estão dando exemplos, concedendo os maiores aumentos, sendo o primeiro com 141% nos últimos 7 anos e o segundo com 91% nos últimos 3 anos”, disse o sindicalista.