Guia sobre aborto é lançado no Sindicato dos Jornalistas do RS

Na tarde desta sexta-feira, 25 de março, as Jornadas Brasileiras pelo Direito ao Aborto Legal e Seguro lançaram na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS o Guia para Profissionais de Comunicação sobre Aborto. A cartilha serve como base para a apuração e publicação de notícias sobre o tema do aborto, com indicação de fontes especializadas, dados estatísticos, legislação e violação de direitos humanos. A apresentação foi da secretária-executiva da Rede Feminista de Saúde, jornalista Telia Negrão, que falou sobre os avanços e retrocessos na área. “No Mato Grosso do Sul, uma clínica de aborto foi descoberta e os prontuários médicos de milhares de mulheres foram expostos à consulta pública, e ainda estão sendo processadas”, denunciou.

O presidente do Sindicato, José Maria Rodrigues Nunes, saudou a iniciativa e lamentou que o auditório não estivesse cheio de profissionais. “É uma pena que os veículos de comunicação não percebam a importância deste guia, para noticiar a contento os fatos sobre a temática do aborto – que pautou o debate nas últimas eleições, mesmo que de forma truncada”, apontou Nunes. Ele sugeriu que o material seja levado às redações, em visitas dos organizadores.

A atividade foi promovida pela Campanha Ponto Final na Violência Contra as Mulheres e Meninas, e Rede Feminista de Saúde Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, entidades que fazem parte do Fórum Municipal de Porto Alegre, com apoio do Núcleo de Jornalistas Pela Igualdade de Gênero e Núcleo dos Jornalistas Afrobrasileiros, ambos do Sindicato dos Jornalistas do RS. A versão em PDF do guia está em abortoemdebate.com.br/arquivos/Aborto_Guia_comunicacao.pdf.

Uma reunião na tarde desta quarta-feira, 23, no Congresso Nacional, marcou a retomada da mobilização em favor da PEC dos jornalistas. Essa proposta restabelece a exigência do diploma de Jornalismo no Brasil. Autor da proposta, o deputado Paulo Pimenta, do PT-RS, informou que basta uma decisão política do presidente da Câmara, deputado Marco Maia, e dos líderes dos partidos para que a PEC seja incluída na pauta de votação. Pimenta lembrou que a proposta já cumpriu a tramitação necessária nas comissões, e foi aprovada em todas.

Presidente da Federação Nacional dos Jornalistas, Celso Schröder afirmou que o Supremo Tribunal Federal teve um entendimento equivocado, “atacando não só os jornalistas, mas o Jornalismo como um todo”. Para ele, o parlamento brasileiro foi ágil ao tomar para si o debate sobre a necessidade de formação superior em Jornalismo. “Esse debate é próprio do parlamento, mas foi decidido pelo Judiciário”, disse. Schröder acrescentou ainda que chegou a hora de recomeçar o trabalho de mobilização pela aprovação da PEC dos jornalistas.

Presidente da Frente Parlamentar em defesa do diploma de Jornalismo, a deputada Rebeca Garcia, do PP-AM, falou da importância e impacto que a profissão tem sociedade, enfatizando a necessidade de se garantir jornalistas diplomados e com maior qualificação.

Reunião com presidente da Câmara

Paulo Pimenta sugeriu então uma reunião com o presidente Marco Maia, que foi realizada na manhã desta quinta, 24. Durante o encontro, dirigentes da Fenaj pediram a Marco Maia que inclua na pauta do Plenário a Proposta de Emenda à Constituição 386/09, que restabelece a exigência de diploma de curso superior de Jornalismo para o exercício da profissão de jornalista. Essa exigência, que estava prevista em lei, foi derrubada pelo Supremo Tribunal Federal.

Maia afirmou que pretende marcar um período para votação de propostas de emenda à Constituição que não provoquem despesas públicas e tenham mais chance de obter acordo de lideranças. Ele pediu aos jornalistas que articulem com os líderes a inclusão dessa proposta.

Acontece neste sábado, dia 26, o encontro de turmas de colegas jornalistas formados na Universidade do Vale do Rio dos Sinos no ‘Meeting Ex-Unisinos Jornalismo’. O objetivo é promover o reencontro a partir da confraternização entre ex-alunos, marcada para as 21h no Zelig Bar e Restaurante – rua Sarmento Leite, 1086, Cidade Baixa, em Porto Alegre. Haverá sorteio de camisetas, livros, participação de DJ, apresentação das bandas DeadLine e Eletroacordes, ambas formadas só por jornalistas, e abertura com o violonista Beto Betucha, além de outras surpresas. Para mais informações, o contato com a organização pode ser feito pelos e-mails [email protected] ou [email protected], e o blog é encontrojornalismo.blogspot.com.

Na noite desta terça-feira, 22 de março, tomou posse o novo delegado regional de Rio Grande do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, o jornalista e chargista Lorde Lobo. A cerimônia aconteceu durante jantar na sede do Sindicato naquela cidade, com presença dos integrantes da chapa eleita, de jornalistas locais e convidados. A diretoria estadual do Sindicato foi representada pelo presidente José Maria Rodrigues Nunes e pela diretora Vera Daisy Barcellos.

“Fiquei muito feliz – e até empolgado – com a cerimônia de posse da nossa Delegacia. Todos nós, da chapa Pauta Papareia, estamos com muita vontade de trabalhar em prol dos jornalistas que atuam em Rio Grande e demais cidades que nossa Delegacia abrange. Como dissemos no período de campanha, neste primeiro momento estamos buscando a união dos profissionais e, para tanto, pedimos que todos os jornalistas de Rio Grande, São José do Norte, Santa Vitória do Palmar, Chuí, Arroio Grande e Jaguarão entrem em contato pelo e-mail [email protected], informando seus e-mails e telefones, para que possamos colocá-los ao par de nossas ações e de futuros cursos de atualizações que pretendemos oferecer em breve”, declarou Lorde Lobo.

Na segunda-feira, dia 28 de março, às 15h30min, a professora da Puc-RS Ruth Ignácio vai ministrar a palestra ‘Revolução Cubana – protagonismo e conquista das mulheres’, com entrada franca. A atividade acontece na sede da Associação Cultura José Martí/RS, na rua dos Andradas, 1560/1604, em Porto Alegre. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3224-4953 ou email [email protected]..

O Centro de Jornalismo Digital da Universidade de Guadalajara, no México, está oferecendo um curso online sobre cobertura jornalística em situações de risco, aberto a estrangeiros. As aulas são ministradas em Espanhol, ao custo de US$ 80, com inscrições até 20 de maio. Informações completas estão em ijnet.org.

Através de uma parceria inédita, a Intercom e o Museu Nacional da Imprensa, de Portugal, lançam o I Concurso Luso-Brasileiro de Cartum Universitário, que visa fortalecer as relações universitárias entre Brasil, Portugal e demais países de língua portuguesa, através da linguagem universal do humor. O concurso não tem tema definido e é dirigido a alunos de graduação e pós, que poderão apresentar trabalhos nas categorias Charge, Caricatura, Tiras em Quadrinhos e Cartum. A entrega dos prêmios será feita em cerimônia pública durante o Congresso Nacional da Intercom, onde será também realizada uma exposição desses trabalhos. A ficha de inscrição está em www.portalintercom.org, e o prazo termina em 15 de maio.

Neste sábado, 26 de março, entre 20h30min e 21h30min – hora de Brasília, o Brasil participa oficialmente da Hora do Planeta. Trata-se de uma campanha da rede WWF, na qual governos, empresas e população demonstram sua preocupação com o aquecimento global apagando as luzes durante uma hora. Em 2010, mais de um bilhão de pessoas apagaram as luzes na Hora do Planeta. Neste ano, espera-se uma mobilização ainda maior. Em Porto Alegre, as luzes do Monumento ao Expedicionário, na Redenção, serão desligadas. Mais informações sobre a ação estão em www.horadoplaneta.org.br.

Fonte: Cidadão de Fato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.