Debate sobre diploma de Jornalismo desperta interesse dos estudantes no RS

Sob o título de ‘Para que serve o teu diploma?’, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul promoveu um debate sobre a obrigatoriedade do diploma de Jornalismo para o exercício da profissão. O encontro ocorreu nesta sexta-feira, dia 18, às 10h, no auditório da Famecos na PUC, em Porto Alegre.

A mesa foi composta por José Maria Rodrigues Nunes, presidente do Sindicato, Valci Zuculoto, diretora da Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj, Alan Camargo, membro da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias – Abraço, e Guilherme de Oliveira, representante do Núcleo dos Estudantes do Sindicato. Nunes falou da importância da formação do jornalista para que a sociedade tenha bons profissionais, e afirmou que o Sindicato não quer apenas uma categoria forte, mas qualifica da. “Devemos reforçar o sentimento de categoria entre os jornalistas e acrescentar mais cadeiras teóricas nos cursos para que não tenhamos somente operadores, mas verdadeiros jornalistas”, apontou.

O estudante de Jornalismo e membro do NES, Guilherme de Oliveira, afirmou que não se pode descredenciar cursos já instituídos, mas sim ampliá-los e qualificá-los. “Os jornalistas têm a função de libertar o povo, trazendo a verdade e a informação que geram a capacidade popular de exercer a cidadania”, ponderou o jovem, convidando os demais acadêmicos para os próximos atos do movimento estudantil do Sindicato. Para Alan Camargo, o problema está no monopólio das comunicações pelo capital privado. “No Brasil, as informações são propagadas pelas grandes empresas privadas, e onde não chegam é que o Estado entra – o contrário do que deveria ser”, alertou o membro da Abraço. “Devemos combater o ensino para o mercado e defender a luta pelo acesso aos veículos de com unicação para todos”, declarou.

Representando a Fenaj, Valci Zuculoto apresentou a necessidade do estudo e da formação específica para o exercício da profissão de jornalista. “Assim como outros cursos, como História, foram recentemente reconhecidos, devemos lutar para que se mantenham os cursos já reconhecidos, como o Jornalismo”, defendeu. O evento contou com a presença de cerca de 50 estudantes de Jornalismo, que participaram com perguntas e intervenções. O coordenador do curso de Jornalismo da Puc-RS, Vitor Necchi, que ajudou na realização do evento, defendeu o curso e deixou o espaço à disposição dos alunos para próximos eventos, que se mostraram interessados no Núcleo de Estudantes.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul realizou eleções nesta quinta-feira, dia 17 de março, para a Delegacia Regional de Rio Grande, que abrange também as cidades de São José do Norte, Santa Vitória do Palmar, Chuí, Arroio Grande e Jaguarão. Foi eleita a única chapa inscrita, Pauta Local, trazendo Alexandre Cozza Ferreira, o Lorde Lobo, do jornal Agora, como delegado, Alan Bastos, assessor de comunicação, como suplente, Pedro Artur Valério de A Lucta, dos Varejistas, como secretário, Franco Magroski da Furg FM como suplente, e o autônomo Willy Cesar como tesoureiro.

“Fiquei muito satisfetio pela aprovação das nossas propostas. Primeiramente buscaremos a união dos jornalistas, pois a categoria aqui está um pouco dispersa, buscando os interesses dos jornalistas. Vamos trabalhar isso tudo sem esquecer direitos e condições de trabalho, conversando com os patrões de forma pacíficia”, declarou o novo delegado eleito. Lorde Lobo disse que vai ainda buscar a efetivação de registro para jornalistas diplomados que já trabalham mas não regularizaram sua situação junto ao Ministério do Trabalho. “São quase fantasmas dentro da profissão, depois de anos cursando a faculdade de Jornalismo. Depois vamos trazê-los também para dentro do Sindicato”, apontou. “O terceiro trabalho será promover cursos de atualização para os profissionais de Rio Grande, pois nas visitas às redações e assessorias era o que mais diziam sentir falta, e até como um incentivo para a sindicalização”, finalizou.

Fonte: Sindicato dos Jornalistas do RS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.