Entidades sindicais, organizações e movimentos sociais comprometidos com a democracia e integrantes do Fórum Goiano em Defesa de Direitos, Democracia e Soberania, manifestaram total solidariedade ao deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ), alvo de uma absurda tentativa de cassação de mandato aprovada no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados no dia 9 de abril.
A decisão, desprovida de qualquer base legítima, representa uma grave afronta às garantias democráticas e revela uma clara perseguição política contra um dos mandatos mais combativos, coerentes e comprometidos com os interesses populares no Congresso Nacional. Trata-se de uma tentativa de inverter a realidade, apresentando o agredido como agressor — um ataque não apenas a Glauber, mas à democracia e à soberania popular expressa nas urnas.
Confira a nota completa na íntegra!
Nós, entidades sindicais, organizações e movimentos sociais, comprometidos com a democracia e integrantes do Fórum Goiano em defesa de Direitos, Democracia e Soberania, manifestamos nossa total solidariedade ao deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ), alvo de uma absurda tentativa de cassação de mandato aprovada no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados no dia 09 de abril.
Essa decisão, sem qualquer base legítima, atropela garantias democráticas e escancara uma perseguição política orquestrada contra um dos mandatos mais combativos e coerentes do Congresso Nacional. Trata-se de uma manobra que inverte os fatos, tentando transformar o agredido em agressor — um ataque não apenas a Glauber, mas à própria democracia e à vontade popular expressa nas urnas.
Esse processo se insere num cenário mais amplo de ataque às liberdades democráticas, em que se busca silenciar vozes que se opõem ao avanço neoliberal, à privatização de empresas públicas, à destruição de direitos trabalhistas e ao esvaziamento do patrimônio nacional.
Essa luta é também dos democratas e das organizações sociais por se tratar da defesa da democracia e os ataques perpetrados pela extrema direita no Congresso Nacional em que votam a favor da cassação do mandado do deputado Glauber Braga e assinam o pedido de urgência para a PEC da Impunidade (anistia) para os golpistas de 8 de janeiro.
Não aceitaremos que se cale uma voz legítima e necessária como a de Glauber. Defender esse mandato é defender a democracia, é defender o direito do povo a ter representantes que não se curvam ao sistema, que enfrentam os poderosos e que lutam, todos os dias, por um Brasil mais justo, soberano e popular.
Seguiremos juntos, ao lado do companheiro Glauber Braga, reafirmando nosso compromisso com a democracia, com os direitos da classe trabalhadora e com a construção de um país onde a política seja instrumento de transformação e não de opressão.
Fórum Goiano em Defesa dos Direitos da Democracia e da Soberania e Fórum Goiano de Mulheres.