Centrais cearenses entregam manifesto em defesa do Salário Mínimo a parlamentares

As centrais sindicais CTB, CUT, Força Sindical, NCST, CGTB e UGT promoveram, na manhã de segunda-feira (14/2), um café da manhã com parlamentares da bancada cearense na Câmara Federal e Senado. As centrais discutiram com deputados e senadores cearenses a Política de Valorização do Salário Mínimo e solicitaram o apoio nas votações do Congresso Nacional sobre o tema.

Na opinião dos sindicalistas “o Brasil inteiro está com os olhos voltados para o Congresso. É importante para todos os brasileiros ter uma política consolidada de valorização do mínimo, que os avanços ocorram em 2011, mas também de forma permanente”.

Estiveram presentes no evento os deputados federais André Figueiredo (PDT), Artur Bruno (PT), Chico Lopes (PCdoB) e Eudes Xavier (PT), e o senador Inácio Arruda (PCdoB). Integrantes da base de apoio ao governo Dilma Rousseff, os parlamentares sinalizaram posicionamentos diferentes nas votações, mas todos defenderam que o valor pode ser maior que os R$ 545,00, valor apontado pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Os parlamentares propuseram um adiantamento do reajuste do próximo ano e afirmaram trabalhar no avanço das negociações. No entanto, destacaram que será preciso muita mobilização esta semana pelos movimentos sindicais, como forma de avançar no processo.

Com o apoio do grupo para as negociações, os sindicalistas tiveram a declaração de voto do deputado federal Eudes Xavier a favor de um aumento maior que R$ 545,00. Ele foi o único a afirmar não seguir a orientação da bancada governista, se preciso, para garantir o valor maior em 2011. “A pauta do salário mínimo sempre foi a nossa, nunca abrimos mão de fazer a luta. Se aumentarmos o salário mínimo, aumentamos a renda dos mais pobres”, defendeu.

Além dos representantes das cinco centrais sindicais, o assessor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, Reginaldo Aguiar.

As centrais entregaram aos parlamentares um manifesto em defesa da Política de Valorização do Salário Mínimo.