A Direção Nacional da CTB realizou, nesta quinta-feira (13), sua 11ª reunião, de forma híbrida, na sede da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), em Brasília, e virtualmente para dirigentes de outros estados. O encontro contou com a participação do presidente da CSPB, João Domingos, e do vice-presidente, Lineu Mazano, que saudaram os participantes no final dos debates. Dirigentes da Associação Nacional dos Servidores das Agências Reguladoras (ANER) também estiveram presentes, reforçando a importância do diálogo com diferentes setores do funcionalismo público.
As lideranças classistas avaliaram a conjuntura política e reafirmaram a disposição de seguir lutando pela realização de um 1° Maio Unitário em todo país. “Para a nossa Central vale ressaltar que é preciso empreender múltiplos esforços na defesa do Projeto Nacional de Desenvolvimento e de uma pauta comum contra e escalada da alta dos juros; pela redução da jornada e o fim da escala 6X1; e a correção de tabela do IR com isenção em 5mil reais”, declarou Adilson Araújo, presidente da CTB.
A direção informou ainda que vai realizar no mês de abril, no Sindsprev, na cidade do Rio de Janeiro um seminário nacional sobre “O papel estratégico do serviço público para o desenvolvimento sustentável e o trabalho”.
Organização do 6º Congresso Nacional da CTB
Entre os principais temas debatidos esteve a realização do 6º Congresso Nacional da CTB, que acontecerá em agosto, na cidade de Salvador (BA). A Direção Nacional aprovou ajustes no regimento interno, permitindo que o Congresso Estadual da Bahia ocorra imediatamente antes do Congresso Nacional, evitando a dispersão de esforços humanos e materiais. Além disso, foi criada uma comissão da Direção Nacional para atuar na mediação do Congresso Estadual do Maranhão.
Outro avanço importante foi a aprovação do Documento de Base do 6º Congresso Nacional (que esta disponível abaixo), que será debatido nos congressos estaduais programados entre março e junho. Durante a reunião, também foi apresentada a logomarca oficial do evento, consolidando mais um passo na preparação do congresso, que reunirá sindicalistas de todo o país.
CTB terá representação no BRICS Sindical
A Direção Nacional também definiu a representação da CTB no BRICS Sindical, que será realizado em abril de 2025, em Brasília. O evento, que reúne organizações sindicais dos países membros do BRICS, é um espaço estratégico para debater a reorganização da geopolítica global e o papel dos sindicatos frente aos desafios contemporâneos.
A delegação da CTB será composta pelo presidente Adilson Araújo e pelo secretário jurídico Mário Teixeira. O BRICS Sindical é uma plataforma de articulação fundamental entre os trabalhadores do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, países que desempenham um papel central no cenário econômico e político mundial.
A CTB segue fortalecendo sua atuação nacional e internacional, consolidando a unidade da classe trabalhadora e preparando o caminho para um Congresso Nacional histórico em Salvador.
ALTERAÇÃO DO REGIMENTO INTERNO Proposta de Documento Base para o VI Congresso Nacional