Uruguai: Sindicalistas se mobilizam por conta de declarações de ex-militar

A central de trabalhadores do Uruguai Plenária Intersindical de Trabalhadores – Convenção Nacional de Trabalhadores (PIT-CNT) vai convocar uma mobilização em repúdio às declarações do ex-repressor durante a ditadura (1973-1985) Gilberto Vázquez, na qual justificou a tortura e afirmou que o desaparecimento de corpos de presos aconteceu por razões econômicas.

A organização busca coordenar “uma resposta organizada de repúdio a todas as opiniões que não contribuam para a construção de uma sociedade democrática”. Durante o protesto está programada a leitura de um discurso reafirmando o compromisso dos trabalhadores e do povo uruguaio em defesa “da democracia, da verdade e da justiça”, como disseram em comunicado.

A central sindical expressou seu repúdio ao conteúdo das declarações de Gilberto Vázquez, quem, segundo eles, “admite e tenta justificar a utilização de métodos inadmissíveis e execráveis como a tortura”.

Vázquez, um ex-oficial da Inteligência, disse na segunda-feira (31/01) durante uma entrevista ao jornal “Ultimas Noticias”, que a tortura “era útil” para obtenção de informações dos detidos, enquanto considerou que os casos de desaparecimento “foram mínimos”.

Segundo ele, os corpos das pessoas que morreram durante a ditadura em decorrência da tortura não eram entregues por que “o problema econômico era tremendo e o país se salvava pelo turismo e era necessário dar uma sensação de tranquilidade para favorecer os investimentos”. Vázquez está preso desde 2006 por crimes cometidos durante a ditadura.

Fonte: Opera Mundi