Após 18 meses, trabalhadores da Vale encerram greve no Canadá

A Vale anunciou na noite desta segunda-feira (31) que chegou a um novo acordo coletivo com os trabalhadores da mina de níquel Voisey’s Bay, no Canadá. A companhia negociava há 18 meses o fim da greve com o sindicato local United Steelworkers. A mobilização começou em 1º de agosto de 2009.

Segundo comunicado da Vale, o acordo tem validade de cinco anos e promete melhorias nos salários dos empregados e no “Defined Contribution Pension Plan”, o acréscimo de uma compensação vinculada ao custo de vida e mudanças no programa de bônus dos empregados.O acordo também inclui um pagamento especial de Retorno ao Trabalho no valor de US$ 2.000 e um adicional de US$ 2.000 num bônus de retenção pagável três meses após a ratificação do novo acordo coletivo.

A expectativa da Vale com o acordo é de que os trabalhadores “voltem ao trabalho e a à normalidade das operações,” afirma Tom Paddon, gerente geral de operações da vale em Terra Nova e Labrador.

Uma vez que o acordo já foi ratificado, o objetivo da Vale é o retorno dos empregados ao trabalho o mais rapidamente possível. Os empregados, informa a Vale, devem passar por sessões de treinamento e reorientação que serão realizadas em Happy Valley-Goose Bay.

Histórico

A Vale adquiriu a mineradora Inco em Sudbury no fim de 2006 – segundo o sindicato, prometendo não fazer grandes mudanças.
A greve começou em 1º de agosto de 2009, quando três mil funcionários protestaram contra propostas de renegociação de contratos coletivos.

Estavam em jogo alterações nos planos de aposentadoria e em um bônus atrelado ao preço do níquel.
A Vale dizia ter de fazer mudanças para manter a sustentabilidade da subsidiária, após o fim de superciclo do níquel que levou o preço a recordes em 2008.

Mas o sindicato não se convencia e insistia em que a empresa lucrou mais de US$ 13 bilhões – US$ 4,1 bilhões só na Província de Ontário, nos dois primeiros anos após a compra das minas locais.

Com agências