Divanilton Pereira é o novo presidente da UIS do Ramo Químico e Energético da FSM

O petroleiro e dirigente da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), Divanilton Pereira, é o novo presidente da União Internacional de Sindicatos (UIS) do Ramo Químico e Energético da Federação Sindical Mundial (FSM).A decisão foi formalizada nesta quinta-feira (23).

No dia 19 de setembro de 2024, em Atenas, Grécia, ocorreu a última reunião do Secretariado da FSM do ano passado. Logo após, nos dias 20 e 21, aconteceu também a reunião com as UIS´s (União Internacional de Sindicatos, estruturas orgânicas da FSM) e com os seus Escritórios Regionais.

Além do balanço do período envolvendo tais instâncias, o Secretariado reconheceu os esforços desprendidos pelo núcleo executivo da UIS Química e Energia, em particular, pelo seu Secretário Geral, o francês e Secretário Federal da Federação Nacional das Indústrias Químicas da França (FNIC), Éric Sellini. Mas, ao mesmo tempo, deliberou por reestruturar essa estratégica organização da FSM.

Com esse objetivo, aprovou que o seu novo Secretário Geral será o sul-africano Mpho Phakedi, Secretário Geral Adjunto do NUM (Sindicato Nacional dos Trabalhadores Mineiros, que abrange também no país os da construção e energia). Já o petroleiro brasileiro Divanilton Pereira, dirigente nacional da CTB e Secretário Geral Adjunto da FSM, o seu novo presidente.

Nesta quinta-feira, 23 de janeiro, na sede da FNIC/CGT em Montreal, na França, ocorreu a reunião que formalizou esse novo núcleo dirigente, além de reafirmar a presença de Éric Sellini em sua nova comissão executiva.

A reunião foi coordenada pelo também Secretário Geral Adjunto da FSM, o indiano Dev Roye. Dela participaram Éric Sellini, Secretário Federal da FNIC; Serge Allegre, Secretário Geral da FNIC; Majá Mphahlele, Coordenador Regional da FSM na África do Sul; Mpho Phakedi, Secretário Geral Adjunto do NUM/África do Sul e Divanilton Pereira, dirigente nacional da CTB/Brasil.

A nova composição da Comissão Executiva terá as representações dos setores mineiros, químicos, petrolíferos e eletricitários pertencentes aos continentes do mundo. Na próxima reunião do Conselho Presidencial da FSM, que ocorrerá em Hanói, Vietnã, de 4 a 7 de março deste ano, um novo plano de ação será elaborado, sobretudo levando em consideração os 80 anos que a FSM fará no próximo dia 3 de outubro.

Um comentário

  • O atual momento histórico exige das entidades representantes de quem vive do próprio trabalho uma cada vez maior unificação e internacionalização de suas organizações e lutas. Divanilton, em toda a sua vitoriosa trajetória de militante e dirigente das lutas populares já demonstrou, sobremodo, seu compromisso com esses setores e suas demandas, assim como sua competência em os desempenhar. A entidade está em ótimas mãos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.