Saiba um pouco mais sobre Andréia Sabino, a nova presidenta da Feebbase

Foto: CTB.

A Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe tem uma nova direção. A posse foi no (11), em Salvador, e quem assume a presidência a partir de agora é Andréia Sabino Macedo. Funcionária do Itaú há mais de 30 anos, ela será a primeira mulher a presidir a Federação em 56 anos, um desafio a mais em sua trajetória como bancária e dirigente sindical. Conheça um pouco mais sobre Andréia nesta pequena entrevista.

Quem é Andréia Sabino e como chegou ao movimento sindical?

Andreia Sabino é uma bancaria com 35 anos de experiência no setor financeiro, que já viu e acompanhou as evoluções e as mudanças significativas com a transição tecnológica e a chegada da IA, que sabe bem o lado bom e ruim de ser bancária, que conhece as dores de uma categoria que adoeceu diante dessa transformação tecnológica e que chegou para colocar em cheque a forma que conhecíamos de lidar com o sistema financeiro.

Chegou no movimento sindical em 2018 como dirigente, mas, se tornou militante assim que se sindicalizou, em 1990. Como diretora de Saúde da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe lutou bravamente para melhores condições no ambiente de trabalho e ajudou muitos colegas a serem reintegrados após serem demitidos de forma injusta. Como coordenadora da Comissão de Empresa (COE) do Itaú atuou de forma firme e assertiva nas mesas de negociações.

Como você se sente sendo a primeira mulher presidente da Federação em 56 anos?

Andreia Sabino – Me sinto extremamente orgulhosa de representar uma instituição tão relevante, com uma história de muitas conquistas e com tamanha representatividade. A Feebbase sempre saiu na frente em defesa dos interesses dos trabalhadores e por isso é respeitada e reconhecida nacionalmente. Além disso, é composta de sindicatos fortes e atuantes, reconhecidos pela categoria e pela sociedade. Me sinto privilegiada e com a responsabilidade de dar continuidade aos que me atenderam e construíram essa Federação de tamanha importância.

Na sua opinião, quais são os principais desafios enfrenados pelos bancários neste momento?

Andreia Sabino – Temos muitos. A perda de postos de trabalho devido ao fechamento de agências, o adoecimento da categoria bancária e a precarização do trabalho são os maiores desafios para a categoria. A IA é uma realidade e veio para ficar, 90 % das transações já estão nas “nuvens” e vamos precisar buscar uma forma de continuar lutando para defender os direitos dos trabalhadores.

Como pretende enfrentar estes desafios?

Andreia Sabino – Essa é a pergunta de milhões de dólares e ninguém tem essa resposta. Mas, nós entendemos de gente, sabemos ouvir e por isso, sabemos que gente não se agrupa em caixinhas porque são vários nichos diferentes, temos experiências acumulada para continuar buscando os caminhos e juntos vamos conseguir.

Com informações: Feebbase.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.