Aposentados e pensionistas comemoraram o seu dia nacional na segunda-feira (24/1) com uma alvorada de fogos e uma missa, na Igreja de São Pedro, na Praça da Piedade, em Salvador. Depois seguiram em caminhada até a Praça Municipal, onde entregaram um documento à Câmara de Vereadores e a representante do prefeito
A CTB Bahia juntamente com trabalhadores aposentados e pensionistas de diversas categorias, Federação das Associações de Aposentados, Pensionistas e Idosos do Estado da Bahia – FEASAPEB, Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos do Estado da Bahia – Casa do Aposentado e representantes de outras centrais sindicais, com faixas, cartazes e um carro de som, se manifestaram a favor da ampliação dos direitos dos aposentados. Entre as reivindicações estão a recomposição das aposentadorias e pensões, isenção do Imposto de Renda, gratuidade nos transportes públicos, reajuste das aposentadorias e pensões (PL01/2007), restabelecimento do Conselho Nacional de Seguridade Social e o fim do Fator Previdenciário.
As entidades fizeram uma homenagem emocionante ao militante, recentemente falecido, fundador e presidente da Assaprev Bahia, Gilson Costa, diretor de honra da CTB Bahia, falando sobre sua história de vida e luta em favor dos aposentados. Marise Costa Sansão, presidente da Feasapeb, ao se pronunciar afirmou que o que mais os aposentados reivindicam é respeito aos seus anos de contribuição ao país, suas trajetórias de luta; existindo isso as demais reivindicações seriam implantadas. No documento entregue a subchefe da Casa Civil, Liziane Guimarães, representante do prefeito, e ao presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Godinho, as entidades reivindicam a criação de um hospital geriátrico e redução da idade, de 65 para 60 anos, no atendimento dos benefícios aos aposentados e pensionistas em Salvador, a exemplo de outras capitais com a gratuidade no uso do transporte coletivo.
Segundo os representantes da CTB Bahia, Ailton Araújo e Fernando Dantas, secretários do meio-ambiente e de saúde do trabalhador, a central sempre levantou as bandeiras da valorização da aposentadoria, para os trabalhadores e trabalhadoras.
Ponto negativo
O ponto negativo das comemorações ficou por conta do impedimento da circulação do carro de som da manifestação, da Praça Castro Alves à Praça Municipal de Salvador. Agentes de trânsito impediram que o carro prosseguisse, e diante da insistência dos manifestantes policiais militares intransigentes afirmaram ser determinação do prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro, através de portaria, a proibição para que manifestações com carro de som não cheguem até a sede da Prefeitura.
Fonte: CTB-BA
Leia também:
Centrais realizam ato pelo reajuste da tabela do IR e valorização do mínimo no RS