Sindicalistas, especialistas e autoridades de saúde debateram ações para fortalecer as políticas de saúde no mundo do trabalho. Por dois dias (03 e 04 de dezembro), na Faculdade de Direito da Ufba, Salvador sediou o Encontro Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano, o evento foi uma etapa preparatória para a 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que ocorrerá em 2025.
Foram duas mesas de debates, que trataram temas como saúde do trabalhador como direito humano; política estadual de saúde para a classe trabalhadora; as novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador e da trabalhadora; participação popular na saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras na efetivação do controle social.
“A CTB Bahia, com o seu Coletivo da Secretaria de Saúde, foi protagonista na construção e organização do encontro, e na participação efetiva na representação do movimento sindical, através de palestrantes que são sindicalistas e com intervenções qualificadas dos nossos participantes”, pontuou Francisco Silva, dirigente metalúrgico e da Central.
Tivemos como palestrantes Ana Carina, dirigente do Sindsaúde Bahia, no Eixo 3: Participação popular na saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras na efetivação do controle social e Francisco Silva, no Eixo 1: Política Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.
RUMO À 5ª CONFERÊNCIA
“Foi muito importante a mobilização que fizemos, garantindo a presença de dirigentes, trabalhadoras e trabalhadores de importantes categorias do estado. Vamos com a mesma qualidade nos debates para a Conferência Estadual de Saúde para garantir avanços das políticas públicas para proteger a saúde da classe trabalhadora”, afirmou Cherry Almeida, secretária de Saúde da CTB Bahia.
Participaram dirigentes classistas dos Bancários, Comerciários, Sintrasuper, Sindsaúde Bahia, Metalúrgicos, Sinposba, Assufba, Sintracom, Sindpetro e Sintel.