Em campanha salarial, metalúrgicos do Maranhão se reúnem com Sindirepa

A segunda rodada de negociação da Campanha Salarial 2011 dos trabalhadores das Oficinas Mecânicas aconteceu na terça-feira  (18 ), na sede da FIEMA no bairro Cohama.

Na oportunidade estiveram representando o Sindmetal, o presidente Joel Nascimento, o diretor de finanças, Luís Carlos Guterres, o diretor jurídico Carlindo Santos e o secretário geral da entidade, José Maria Araújo. Pelo Sindirepa estavam Geraldo de Paula, Leonor de Carvalho, Raimundo Bezerra, Antonio Rosa e Dr. Gentil.

Na reunião, o Sindmetal tratou especificamente com o Sindirepa (Sindicato dos Empresários das Oficinas Mecânicas, que nasceu do desmembramento do Sindicato Patronal) da questão econômica: reajuste e correção salarial.

José Maria Araújo explica que, as demais Cláusulas da Convenção têm validade de dois anos, ou seja, como a última convenção foi assinada há um ano, só haverá discussão novamente das mesmas em 2012.

Segundo o presidente do Sindmetal, Joel, a entidade reivindica a inflação oficial para quem tem data base em janeiro, no percentual de 6.47%, com aumento real de salário e piso salarial de R$ 600,00 (seiscentos reais) para Auxiliar. Já para Profissional reivindicamos um acréscimo de 33,9% nas mesmas condições negociadas anteriormente.

O Sindirepa respondeu que aceita pagar a inflação do período, além disso, quer valorizar o trabalhador Profissional com o intuito de acabar com a prática que alguns Empresários fazem, que é conhecido “pagamento por fora”, ou seja, um valor na Carteira de Trabalho outro na folha ou sem recibo, o que é ilegal e imoral.

Outra rodada de negociação já foi marcada para a tarde desta quarta-feira, 15 horas, dia 19 de janeiro de 2011.

Fonte: Sindmetal