Nesta quinta-feira (14), o secretário adjunto de Relações Internacionais da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), presidente do Sindmar e da Conttmaf, Carlos Augusto Müller, participou do seminário intitulado “Futuro da Indústria Naval no Brasil: Soberania Nacional com Trabalho Decente”, realizado pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro em parceria com a Confederação Nacional dos Metalúrgicos. O evento reuniu importantes representantes do setor naval para discutir os avanços e as estratégias necessárias para consolidar uma indústria naval soberana no Brasil.
Carlos Augusto Müller destacou a importância da mobilização contínua entre os sindicatos e as centrais sindicais. Ele mencionou que a CTB tem se reunido com o governo para discutir a retomada não apenas da indústria naval, mas de toda a indústria brasileira. Müller expressou preocupação com a recente decisão do governo de redirecionar recursos que antes eram destinados à construção de navios e estaleiros para financiar terminais de uso privado, o que considera uma ameaça à soberania da indústria naval.
Temos participado há meses de muitos grupos de trabalho… estamos patinando. Na marinha mercante vimos uma iniciativa agora nesse governo de liberar o financiamento para áreas portuárias… isso é preocupante porque um recurso é imensamente maior do que para se fazer um navio,” afirmou Müller durante sua fala no seminário.
O seminário representa um passo importante na luta por uma indústria naval robusta e justa, onde as vozes dos trabalhadores são ouvidas e consideradas nas decisões que afetam o futuro do setor.