Nesta quinta-feira (07) a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), representada pelo presidente Adilson Araújo e pelo secretário de Imprensa e Comunicação, Anderson Guahy e Ana Cristina, presidente do SINTEAM (filiado à CTB), realizou uma reunião com a Federação do Trabalho da Província de Quang Ninh. Durante o encontro que marca o terceiro dia de atividades na Ásia, os representantes discutiram a conjuntura da província, que se recuperou rapidamente após uma forte tempestade há três meses, evidenciando a eficiência da gestão sob controle dos trabalhadores. Um investimento significativo de 1,5 bilhões de dólares foi destinado à reconstrução da área.
Adilson Araújo, enfatizou que o Brasil passou por três séculos e meio de escravidão e reconheceu os avanços da CTB nas atividades sindicais. Anderson Guahy destacou a importância das relações construídas entre as duas organizações, e o presidente da CTB Adilson, convidou a província para participar do congresso da CTB no próximo ano.
No primeiro dia de atividades no Vietnã, o Sr. Nguyen Dinh Khang, presidente da CGTV, parabenizou a CTB pelos resultados de suas atividades recentes, destacando as contribuições importantes para o movimento operário e as atividades sindicais mundiais. Ele enfatizou a importância do ano de 2024, que marca o 35º aniversário das relações diplomáticas entre Vietnã e Brasil, como uma premissa favorável para promover e desenvolver relações de amizade e cooperação entre os sindicatos dos dois países.
O presidente da CGTV também ressaltou o crescimento das relações comerciais, com o Brasil se tornando o maior parceiro comercial do Vietnã na América Latina. Ele mencionou metas ambiciosas para aumentar o volume de negócios bilateral para 10 bilhões de dólares até 2025 e 15 bilhões até 2030. Nguyen Dinh Khang concluiu enfatizando a importância da cooperação sindical, propondo o fortalecimento dos laços entre as organizações através de intercâmbios de experiências, visitas bilaterais e participação conjunta em fóruns internacionais.