Liderados por Lúcia Maia, presidenta da Federação Latino-Americana de Trabalhadores da Construção, Madeira e Materiais de Construção (FLEMACOM), vários sindicalistas baianos representam a categoria da construção civil no Seminário Internacional de Segurança do Trabalho, que se realiza na cidade Lima, capital do Peru.
Participam do evento sindicalistas da FETRACOM-BASE, SINTRACOM-BA, SINTRACOM-SAJ e SINTRACOM Sudoeste. “É muito importante essa troca de experiências envolvendo entidades de diversos países. Podemos observar quais os problemas específicos que cada categoria enfrenta em seu país e como os sindicatos estão agindo. Além de definirmos ações mais globais e unificadas para garantir mais segurança e mais saúde nos canteiros das obras”, afirma Lúcia Maia.
OLHO LÁ, OLHO CÁ
Enquanto alguns dirigentes debatem esse tema no Peru, outros sindicalistas estão de olho nas obras aqui na Bahia. Em Alagoinhas, diretores do SINTRACOM-BA estiveram no canteiro do Consórcio Saúde, para mais um importante DDS com os trabalhadores e trabalhadoras da construção civil.
Os dirigentes reforçaram a importância da saúde e da segurança no trabalho, o uso de EPI’s e EPC’s, e medidas de prevenção a acidentes e doenças ocupacionais. Também trataram de higiene e limpeza nas áreas de vivência e banheiros.
E não poderia faltar a Campanha Salarial 2025, pois a Convenção Coletiva de Trabalho atual vigora até 31/12/2024. Os diretores do Sindicato informaram que, a partir de janeiro, a categoria tem esse grande desafio, exigindo a unidade para conquistar um reajuste justo, preservar direitos e avançar ainda mais.