Nesta quarta-feira (30), Renê Vicente, presidente da CTB-SP, reuniu-se com representantes de centrais sindicais na sede do Dieese para alinhar estratégias contra a PEC 66/2023. A proposta, aprovada pelo Senado e atualmente em discussão na Câmara dos Deputados, ameaça os direitos de servidores públicos em todas as esferas (municipal, estadual, federal) e poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário), tanto ativos quanto aposentados.
Renê Vicente destacou a importância da mobilização, afirmando: “Assim como na PEC 32/2020, vamos nos unir contra este retrocesso que é a PEC 66, que altera as aposentadorias e direitos dos trabalhadores do RPPS em todo o país!”
Entre os encaminhamentos decididos estão a realização de uma Live Nacional no dia 27 de novembro, com a participação de centrais sindicais, confederações, federações e sindicatos; a retomada do Movimento Basta em nível estadual; e a elaboração de um abaixo-assinado físico e digital para informar as bases sobre os impactos negativos da PEC 66, além de panfletagem unificada. Também foram propostos o fortalecimento de grupos de liderança no WhatsApp e a ampliação da plataforma “Na Pressão” para mobilizar as bases sindicais.
Neste momento, é fundamental a união dos movimentos para enfrentar mais essa tentativa de retirada de direitos dos servidores, buscando conscientizar e engajar trabalhadores e trabalhadoras de todo o Brasil.