Sindicatos de todo o Brasil realizaram um Dia Nacional de Luta no Itaú nesta terça-feira (29/10), para denunciar a realidade enfrentada pelos funcionários do banco no dia a dia, com metas abusivas, demissões e adoecimento dos trabalhadores. A situação contrasta com a imagem de sucesso promovida pelo banco, que acaba de completar 100 anos.
“Completar 100 anos e não ter o que comemorar é algo que chama a nossa atenção. Quantos posto de serviços perdemos? Quantas agências importantes simplesmente sumiram do mapa…Quantos colegas não encontramos mas nas visitas nas agências que restam…Vamos precisar de mais 100 anos para entender a falta de responsabilidade social, a falta de respeito com os trabalhadores que construíram esses 100 de história”, ressaltou a diretora da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Andréia Sabino, funcionária do Itaú há 36 anos.
As manifestações desta terça-feira marcam o lançamento de uma campanha de mídia para sensibilizar a população sobre a realidade do bancário do Itaú. Nos últimos doze meses, o banco fechou 1.785 postos de trabalho e 175 agências, intensificando a carga de trabalho para aqueles que permanecem na empresa. Demissões por justa causa também se tornaram frequentes. Além disso, o ambiente tóxico faz com que o assédio moral e o adoecimento sejam problemas comuns entre os bancários.
Confira como foram as manifestações nas bases dos sindicatos da Bahia, Feira de Santana e Vitória da Conquista.
Salvador
Em Salvador, o Sindicato dos Bancários da Bahia realizou manifestações nas agências Calçada e Comércio. Os dirigentes denunciaram a política de gestão perversa do Itaú, que resulta em demissões, sobrecarga de trabalho e adoecimento para os funcionários e tarifas e juros abusivos para os clientes.
Feira
O Sindicato dos Bancários de Feira de Santana realizou um protesto em frente à agência 0443 do Itaú, situada na Rua Conselheiro Franco, para denunciar as condições de trabalho na instituição, contrastando com a imagem de sucesso que o banco, em seu centenário, projeta para o público. Durante o ato, os bancários distribuíram o boletim “Itaunido” para funcionários e clientes.
Vitória da Conquista
Os diretores do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região estiveram nas das agências do banco Itaú de Vitória da Conquista, para protestar contra o fechamento de agências físicas, em defesa do emprego e por melhores condições de saúde e de trabalho no banco. Para conscientizar a população e a categoria bancária, foram entregues panfletos dentro e fora da agência.
Informações: Feebase.