Nesta segunda-feira (28), Dia do Servidor, o presidente da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil – CSPB, onde a Central dos Trabalhadores e Trabalhoras do Brasil (CTB), atua, João Domingos Gomes dos Santos, gravou vídeo sobre suas impressões em relação à conjuntura política, desafios e conquistas alcanças neste ano de 2024.
Para o líder sindical, apesar de inquestionáveis revezes conjunturais, há motivos para celebrar a data comemorativa. Domingos avalia que após a interrupção dos governos neoliberais, as categorias do setor público recuperaram o diálogo e, em consequência disso, interromperam a desvalorização e o desmonte deliberado dos serviços públicos no país. “Temos muito terreno pra recuperar mas iniciamos o processo”, avalia.
Assista ao vídeo do presidente da CSPB:
Um dos principais destaques elencado pelo presidente da CSPB foi a vitória contra a PEC 66, que ameaçava prejudicar os direitos previdenciários dos servidores. Graças à mobilização da categoria, a proposta foi modificada, garantindo a preservação dos benefícios conquistados (saiba mais).
Outro ponto positivo destacado foi o avanço na construção do Marco Regulatório das Relações de Trabalho no Setor Público (MRSP). Domingos avalia que a iniciativa será capaz revolucionar como os servidores são tratados, garantindo mais direitos e melhores condições de trabalho.
“Esse é um momento de celebrar nossas conquistas, mas também de reafirmar nosso compromisso com a luta por um serviço público de qualidade”, afirmou o presidente da CSPB. “Com união e determinação, construiremos um futuro mais justo para todos os servidores”, completou.
Com informações: CSPB.