A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), em conjunto com a FEC Bahia e seus sindicatos filiados, expressa total solidariedade a Amanda Santos, presidenta do Sindicato dos Comerciários de Itabuna e Região, dirigente da Federação e da CTB Bahia. Amanda foi agredida por um gerente após flagrar vendedores da loja Simonetti descarregando um caminhão, uma prática proibida pela Convenção Coletiva de Trabalho.
Ao comunicar a irregularidade ao gerente, ele se descontrolou e atacou um diretor do Sindicato que acompanhava Amanda. Ao tentar intervir, a dirigente foi agredida e registrou um Boletim de Ocorrência.
A CTB se une ao Sindicato para repudiar qualquer forma de violência, especialmente contra as mulheres e aquelas que atuam no sindicalismo. Nossos dirigentes buscam, de maneira pacífica, fazer com que as empresas cumpram as convenções assinadas com os sindicatos patronais.
No século XXI, não há espaço para comportamentos agressivos como o do gerente da Simonetti. As empresas e seus gestores devem avançar nas relações de trabalho e sindicais. O sindicalismo não se acovarda diante de situações como essa. Buscamos, antes de tudo, o diálogo e orientamos sobre as melhores formas de resolver conflitos trabalhistas. No entanto, se necessário, sabemos como fazer o enfrentamento. Que situações como essa não se repitam no comércio baiano.
Com informações: FEC-BA.