Presidente cubano, Díaz-Canel, destacou o compromisso dos eletricistas e a compreensão do povo diante desta contingência, e enfatizou que a Revolução nunca tolerará ações que alterem a tranquilidade dos cidadãos
Cuba vive uma situação excepcional, marcada por dois acontecimentos fundamentais e complexos: a emergência energética e, por outro lado, a fase de alarme ciclônico para as províncias orientais, afirmou o Primeiro Secretário do Comité Central do Partido Comunista e Presidente do República, Miguel Díaz-Canel Bermúdez.
A situação começa, disse, pela indisponibilidade de combustível, fato agravado pela guerra econômica imp0sta pelo Governo dos Estados Unidos contra o nosso país. Isso inclui perseguição financeira e energética. “Não tivemos abastecimento de combustível estável para que o sistema pudesse operar em plena capacidade e com toda a estabilidade”.
Ele comentou que, imediatamente, o trabalho foi feito e um nível de conexão foi alcançado. Mas ontem houve outra desconexão e o trabalho foi feito a noite toda e até de madrugada. Referiu-se ao fato de ontem de manhã e à tarde, quando se verificou uma situação mais favorável, ter ocorrido novamente um desligamento, estando novamente a ser trabalhado para procurar maior estabilidade no sistema.
Destacou que neste momento existem duas direções fundamentais: a estabilização do sistema e os esforços para conseguir abastecimentos de combustível que nos permitam trabalhar numa situação melhor nas próximas semanas.
Díaz-Canel elogiou a compreensão e a solidariedade da população para enfrentar estas situações, bem como a dedicação dos eletricistas, empenhados em alcançar a estabilidade do serviço.
Referiu-se ao fato de, no sábado à noite, um mínimo de pessoas se terem comportado de forma indecente, a maioria delas em estado de embriaguez, tentaram perturbar, com atos de vandalismo, a tranquilidade dos cidadãos. «A Revolução nunca tolerará este tipo de comportamento e todos serão processados com o rigor correspondente. “Existe plena capacidade dentro do Partido e de outras organizações para responder às preocupações da população, desde que de forma decente, organizada, civilizada e disciplinada”.
NOVA ESTRATÉGIA PARA RESTAURAR O SISTEMA ELÉTRICO
As autoridades cubanas estão elaborando uma nova estratégia de recuperação do Sistema Eléctrico Nacional (SEN), que consiste na reorganização da produção por regiões.
O diretor geral do Despacho Nacional de Cargas da União Elétrica, engenheiro Félix Estrada Rodríguez, informou que está prevista a implantação de uma estrutura no oeste, entre Mayabeque, Havana e Artemisa, e outra no leste, com a união de Holguín, Granma e Santiago de Cuba. Também dois no centro, um formado por Matanzas, Cienfuegos e Villa Clara, e outro por Sancti Spíritus e Ciego de Ávila, especificou.
As etapas consistem no reforço destas estruturas e, posteriormente, no arranque das unidades térmicas nelas agrupadas, acrescentou.
ATIVIDADES NÃO ESSENCIAIS SUSPENSAS
Dada a iminente passagem do Furacão Oscar pelo nosso país e o período de recuperação que se seguiu, bem como os trabalhos que estão a ser desenvolvidos para restabelecer o SEN, foi decidido suspender as atividades administrativas e letivas não essenciais nos dias 21, 22 e 23 de outubro, e manter serviços vitais para a população, informou o Governo.
Os trabalhadores mobilizados nestas circunstâncias recebem o pagamento do seu salário médio, e os que não comparecem ao trabalho devido a esta suspensão recebem o pagamento de uma garantia salarial equivalente ao salário tabela do cargo que ocupam.