Governo de SP revê prazos e promete apenas uma linha nova de metrô até 2014

O governo Geraldo Alckmin (PSDB) reavaliou os prazos e concluiu que não será possível terminar até 2014 a maior parte das obras de metrô prometidas pela gestão do colega de partido José Serra, de acordo com o jornal Folha de S. Paulo. Das quatro linhas anunciadas, a única que tem chance de sair do papel é a problemática linha 4-amarela, já parcialmente em funcionamento com dois terminais.

Na foto, usuários enfrentam diariamente a superlotação do sistema

Duas outras estão muito atrasadas e não devem ser abertas antes da Copa de 2014: expansão da 5-lilás até a Chácara Klabin, suspensa por suspeita de fraude na licitação; e linha 6-laranja, de Brasilândia a São Joaquim. Essa passará por bairros nobres como Perdizes e Higienópolis e por universidades e chegou a ter conclusão divulgada para 2012, mas ainda não foi licitada.

O projeto da linha 15-branca, que ligará Tiquatira à Vila Prudente ainda está no início, mas pode ser acelerado para desafogar a linha 3-vermelha.

Apesar disso, dois monotrilhos podem ser entregues até 2014: expansão da linha 2-verde até Cidade Tiradentes e linha 17-ouro, que ligaria Jabaquara, Congonhas e o Morumbi.

O novo secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, também já declarou apoio “incondicional” ao trem-bala, bandeira dos petistas Lula e Dilma.

Fernandes revelou à Folha que sonha com a volta dos trens regionais, e considera que quatro percursos seriam essenciais: São José dos Campos-SP, Campinas-SP, Sorocaba-SP e Santos-SP. Os dois primeiros integram o trem-bala (até 350 km/h).

Com informações das agências e Folha de S. Paulo