Servidores Públicos do RS realizam ato unificado exigindo reposição salarial e defesa da educação pública

Foto: CPERS.

Na manhã desta sexta-feira (11), a Frente dos Servidores(as) Públicos(as) do Rio Grande do Sul (FSP) se reuniu em frente ao Palácio Piratini para exigir coerência do governador Eduardo Leite (PSDB). Além da Frente, o ato foi organizado pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Rio Grande do Sul (CTB-RS) e o CPERS.

“A atividade de hoje representou muitas coisas, a começar pela disposição de luta das categorias e denúncia da política salarial do Governo Leite para com os servidores públicos, implicando em precarização e desqualificação do próprio serviço público e negação dos legítimos direitos da população. A cada ano o Governo apresenta orçamento deficitário e encerra o ano fiscal com superávit, ou seja, engana as pessoas para manter o arrocho e sucateamento. É preciso uma resposta à isso tudo e estabelecer uma perspectiva: a de um Estado que produza políticas para alavancar o desenvolvimento e a garantia da cidadania e democracia. Dinheiro têm!”, disse Alex Saratt, vice-presidente do CPERS e secretário de Comunicação da CTB-RS.

Trabalhadoras e trabalhadores do estado acumulam perdas de 63,77% desde 2014 e, mesmo com margem para conceder reposição inflacionária, o funcionalismo segue abandonado pela atual gestão.

O Ato Unificado também sublinhou os riscos que a educação pública gaúcha corre diante das 99 escolas estaduais que Leite (PSDB) quer entregar à iniciativa privada e do novo processo seletivo para eleição de diretoras (es).

Informações: CPERS.