CTB participa da Semana do Clima em Nova York

Foto: divulgação.

Marisa Alves, secretária de Juventude da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil Da Bahia (CTB-BA), está participando de um intercâmbio em Nova York durante a Semana do Clima, que ocorre entre os dias 22 e 29 de setembro, com o tema “É a hora”, no Climate Jobs Institute. Este evento se consolida como uma plataforma fundamental para conectar e divulgar iniciativas voltadas ao cumprimento das metas climáticas, além de reforçar a necessidade de aumentar os compromissos de empresas, governos e organizações em relação ao meio ambiente.

Organizado pelo DIEESE, Labora e centrais sindicais, o evento visa promover um diálogo intenso sobre a transição energética justa. Em um encontro recente com a Climainfo e Marlena Fontes, líder do Climate Organizing Hub, Marisa destacou a importância do protagonismo do sindicalismo nas discussões climáticas. “Estamos discutindo a transição energética justa, principalmente em relação aos trabalhadores do setor de petróleo. O que faremos quando a transição energética acontecer? Precisamos abordar os chamados trabalhos verdes e climáticos”, afirmou Marisa.

Ela ressaltou que a transição para energias renováveis é imprescindível para mitigar os impactos das mudanças climáticas. No entanto, enfatizou que essa mudança deve ocorrer de maneira justa e equitativa. “É uma transição necessária, mas deve ser feita de forma que não deixe ninguém para trás, considerando os impactos que as energias renováveis podem causar”, finalizou.

Com sua participação, Marisa Alves não só representa a CTB, mas também traz à tona a voz dos trabalhadores na luta por um futuro sustentável e justo. A Semana do Clima é, portanto, uma oportunidade vital para promover discussões que busquem soluções equitativas e eficazes diante da crise climática global.