Reunião do Fórum Nacional de Trabalhadores Portuários discute futuro dos treinamentos e questões internacionais

Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná.

Na última quarta-feira (11) foi realizada uma reunião do Fórum Nacional de Trabalhadores Portuários na Secretaria de Portos, em Brasília. O encontro reuniu representantes do setor para discutir uma série de questões cruciais para a categoria, com destaque para o treinamento dos trabalhadores portuários. O secretário de assuntos jurídicos da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e presidente da Federação Nacional dos Conferentes e Consertadores de Carga e Descarga, Vigias Portuários Trabalhadores de Bloco, Arrumadores e Amarradores de Navios, nas Atividades Portuárias (FENCCOVIB), Mário Teixeira, esteve presente na reunião.

Um dos principais pontos abordados foi a preocupante notícia de que a responsabilidade pelo treinamento dos trabalhadores portuários poderia ser transferida da Marinha Brasileira (DPC) para o Sesc Senat da Confederação Nacional dos Transportes (CNT). A mudança sugerida gerou preocupações entre os participantes sobre o impacto que essa transição poderia ter na qualidade e na eficácia dos programas de capacitação.

Durante a reunião, também foi discutida a importância da participação dos trabalhadores na administração, elaboração de currículos e programas de treinamento. No entanto, foi ressaltado que essa participação pode estar ameaçada pela possível interferência política, especialmente do governo federal. A presença ativa dos trabalhadores na criação e gestão dos treinamentos é vista como essencial para garantir que os programas atendam adequadamente às necessidades da categoria.

Outro assunto relevante tratado foi a participação de autoridades do governo chileno, juntamente com dirigentes portuários do Chile e o coordenador internacional do trabalho portuário, da entidade internacional IDC, em uma próxima reunião do fórum, prevista para novembro. Esse encontro terá como objetivo discutir o esquema de trabalho nos portos internacionais, com ênfase nas questões de exclusividade e práticas adotadas no exterior.

Além disso, foi abordada uma denúncia feita pela comunidade portuária ao presidente da República contra a autoridade portuária do Porto de Vila do Conde, em Belém-PA. Os participantes expressaram sua inquietação quanto à situação e discutiram mobilizações possíveis para enfrentar a questão.

Mário Teixeira, destacou também a crescente preocupação com uma proposta de projeto de lei que deverá ser elaborada ainda este ano pela comissão de juristas. A proposta, ainda em fase de discussão, poderá impactar significativamente o setor e está sendo acompanhada de perto pelos trabalhadores portuários.

A reunião foi um espaço importante para o debate e para a articulação de estratégias que visam garantir condições adequadas de trabalho e de treinamento para os profissionais do setor portuário.