CTB-SP participa de manifestação contra demissões em massa e sucateamento da TV Cultura

O presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil de São Paulo (CTB-SP), Renê Vicente, e a dirigente da CTB e diretora de Ação de Mobilização Sindical do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (SJSP), Joanne Mota, estiveram presentes nesta quarta-feira (11) na manifestação e assembleia realizadas em frente à Fundação Padre Anchieta (FPA). O ato foi organizado pelos sindicatos dos Radialistas e dos Jornalistas em protesto contra a precarização, o sucateamento, o fim de programas e as demissões em massa de profissionais CLTs e PJs da FPA, que gerencia a TV Cultura. Uma nova assembleia será realizada no dia 18, às 13h, na porta da Fundação.

A manifestação coincidiu com a chegada dos membros do Conselho Curador para a reunião mensal, com o objetivo de mobilizar o apoio dos membros para impedir o desmonte deste importante veículo de comunicação pública.

Renê Vicente expressou sua profunda preocupação e indignação em relação aos cortes de verba promovidos pelo governador do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos). “O sucateamento da comunicação pública em São Paulo é inaceitável. Não vamos permitir que a TV Cultura seja destruída, resultando em demissões em massa, inclusive de profissionais que estão em tratamento de saúde. Este ato é uma demonstração de nossa união em defesa da valorização desses trabalhadores e trabalhadoras que estão sendo penalizados por denunciarem essa situação”, afirmou Vicente.

Outro ponto de grande preocupação é o cancelamento de oito programas da grade da TV Cultura: Entrelinhas, Estação Livre, Brasil Mostra Sua Cara, Negros em Foco, Legião Estrangeira, Giro Econômico, Balaio e Na Cadência do Samba. Além da falta de transparência denunciada pelos sindicatos.

Joanne Mota explica que o sindicato está dando sequência a uma luta de meses. “Estamos mobilizados e resistentes a garantir não só a reversão das demissões como também a retomada dos programas que foram encerrados. Iremos entregar a pauta de reivindicação aprova na assembleia de hoje, que repudia as demissões, exige a reintegração dos trabalhadores e trabalhadoras demitidos e a retomada dos programas. Vamos continuar na luta contra o projeto de desmonte de Tarcísio de Freitas, que visa empreender uma política de estamos mínimo em São Paulo, destruir direitos e um patrimônio que é de todo país. Afinal de contas, quem nunca assistiu um programa da TV Cultura, quando era criança? Estamos em luta e vamos resistir até a vitória”.

A CTB-SP solidariza-se com os trabalhadores e trabalhadoras demitidos e apoia os sindicatos na denúncia do sucateamento da TV Cultura, do contingenciamento do orçamento para a comunicação pública e do fim dos programas.

SERVIÇO: CONTRA AS DEMISSÕES E O FIM DOS PROGRAMAS, DENUNCIE! 👇🏾

Sindicato dos Radialistas no Estado de São Paulo