Setembro Amarelo: Um chamado à ação para a saúde mental no ambiente de trabalho

Rio de Janeiro - Ato na orla de Copacabana marca o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. O evento faz parte da campanha Setembro Amarelo, que pretende informar para prevenir e estimular as pessoas a buscarem ajuda psiquiátrica ( Tânia Rêgo/Agência Brasil)

O mês de setembro traz consigo uma importante campanha de conscientização: o Setembro Amarelo, dedicado à prevenção do suicídio e ao cuidado com a saúde mental. O Setembro Amarelo é um momento de suma importância para refletirmos sobre a saúde mental e implementarmos ações que possam fazer a diferença, especialmente no ambiente de trabalho.

A origem do Setembro Amarelo remonta aos Estados Unidos em 1994, quando o estudante de 17 anos Mike Emme,  cometeu suicídio. Em sua homenagem, sua família e amigos organizaram um velório decorado com fitas amarelas, em alusão ao Mustang 68 que Emme havia restaurado e pintado de amarelo. O amarelo, portanto, simboliza a memória de Emme e a luta contra o suicídio. No Brasil, a campanha começou em 2014, promovida pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em colaboração com o Conselho Federal de Medicina (CFM).

Desafios no ambiente de trabalho

O Setembro Amarelo é um convite não apenas à reflexão individual, mas também à ação coletiva, principalmente nas empresas e ambientes de trabalho. Em um contexto onde o adoecimento mental tem se tornado cada vez mais prevalente, a necessidade de políticas de segurança psicológica no trabalho é evidente.

Elgiane Lago, secretária de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), destaca a relevância da campanha, especialmente no cenário atual: “Dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Desde 2013, a campanha Setembro Amarelo busca trabalhar a saúde mental e prevenir o suicídio, que continua sendo uma das principais causas de morte evitáveis. No Brasil, é essencial aproveitar as terapias reconhecidas pelo SUS e as práticas integrativas em saúde para tratar a saúde mental e prevenir o aumento do índice de suicídio.”

Impactos da pandemia e crises econômicas

O contexto global atual, marcado pela pandemia de COVID-19 e por crises políticas e econômicas, agravou significativamente os problemas de saúde mental. Segundo Débora, secretária Adjunta de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho da CTB, a situação se deteriorou consideravelmente desde 2020: “O período de 2020 e 2021 trouxe medos e incertezas, além de uma crise sanitária, social e econômica. O adoecimento mental sempre foi uma preocupação para o movimento sindical, mas a crise exacerbada pelo avanço ultraliberal no país, a sobrecarga de trabalho e o medo da perda do emprego têm intensificado esses problemas. Infelizmente, o suicídio tem se tornado uma realidade alarmante entre trabalhadores, com taxas preocupantes em setores como enfermagem e bancário.”

Medidas de Prevenção e compromissos necessários

A campanha Setembro Amarelo nos convoca a olhar mais de perto para a saúde mental no ambiente de trabalho. É crucial que as empresas implementem políticas de segurança psicológica e ofereçam suporte adequado aos colaboradores. A criação de um ambiente de trabalho que favoreça a saúde mental, a redução do estigma associado às doenças mentais e a promoção de diálogos abertos sobre o tema são passos fundamentais.

Além disso, discutir e negociar melhores condições de trabalho e buscar proteções sociais efetivas são medidas essenciais para enfrentar e mitigar os riscos à saúde mental. O Setembro Amarelo não é apenas um mês para reflexão, mas um momento para agir e fazer a diferença na vida das pessoas.

Em suma, a campanha Setembro Amarelo é um lembrete vital da importância de cuidar da saúde mental e de oferecer um ambiente de trabalho que apoie e proteja os trabalhadores. Ao assumir esse compromisso, empresas e indivíduos podem contribuir para um futuro onde a saúde mental seja uma prioridade e o suicídio uma realidade cada vez mais distante.